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Notícias

27 November 2025

AHP debate desperdício alimentar em hotelaria na Decorhotel

Aliar tecnologia com a formação contínua de staff para a diminuição de desperdício alimentar na hotelaria. Estas foram algumas das medidas abordadas na conferência da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) que teve lugar na passada quinta-feira, 20 de novembro, na Decorhotel, com o objetivo de partilhar soluções práticas e exemplos reais para a gestão do desperdício alimentar no setor. Na passada quinta-feira, 20 de novembro, a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) marcou presença na Decorhotel para mostrar que “o desperdício alimentar em hotéis é evitável”, indicando que “o setor hoteleiro pode ser líder global ao alinhar operação, sustentabilidade e eficiência”. Numa mesa redonda intitulada “Economia circular: sustentabilidade à mesa”, a associação, no âmbito do seu Programa HEART, pretendeu partilhar soluções práticas e exemplos reais para a gestão do desperdício alimentar no setor. Numa apresentação inicial, Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, reportou-se a dados da World Sustainable Hospitality Alliance (WSHA) para indicar que os hotéis geram cerca de 3% do desperdício alimentar global e cerca de 185 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Para encontrar soluções para esta questão, a associação dinamizou um painel na Decorhotel composto por Francisco Pico, chef de desenvolvimento da Recheio; Tiago Figueiredo, Interim Country Director na Too Good To Go Portugal; e Telma Rio, Sustainability Manager para Portugal do grupo Minor. Para Francisco Pico, o desperdício começa na organização de compras do estabelecimento, sendo apologista de que é necessária uma boa estruturação do menu, que seja adaptável a flutuações, para evitar excessos de stocks. Neste contexto, apresenta a formação contínua das equipas alocadas ao serviço de cozinha como essencial, a par da diminuição do excesso nos buffets, “muito tradicionais na hotelaria”. “Há uma necessidade grande de previsão. Com sistemas integrados de vendas, é possível fazê-lo”, refere o chef de desenvolvimento da Recheio. Apresentando o caso de estudo do Tivoli Alvor Algarve, Telma Rio refere que a aplicação de um projeto-piloto de Inteligência Artificial (IA) permitiu ao hotel reduzir 35% do desperdício alimentar, quantificando a produção de resíduos orgânicos numa primeira fase. “Percebemos o quê e onde estávamos a desperdiçar e implementámos medidas. Vimos que a tecnologia, com abatedores de temperatura, e a formação de staff, com ações de sensibilização diretas sobre esta problemática de desperdício, conseguem medidas eficazes na mudança da cultura”, explica a Sustainability Manager para Portugal do grupo Minor, que frisa a importância do envolvimento das equipas hoteleiras para o sucesso da diminuição de desperdício alimentar. Too Good to Go mantém parceria com 144 hotéis Dedicada a salvar refeições em condições de consumo de acabarem no lixo, combatendo e reduzindo o desperdício alimentar, a Too Good to Go marcou presença nesta mesa redonda através de Tiago Figueiredo, Interim Country Director da empresa em Portugal. O profissional indicou que, até à data, a plataforma da Too Good to Go reúne 2.5 milhões de utilizadores em Portugal, trabalhando com 144 hotéis no país, desde grandes a pequenos grupos. A lógica de “surprise bags” da plataforma permite aos clientes recolher refeições ou produtos em bom estado de consumo, sendo que no caso dos hotéis os itens de pequeno-almoço e brunch são as mais procurados pelos utilizadores, seguindo-se os almoços e jantares de buffet. “Quando acaba o pico de pequeno-almoço monta-se uma caixa, a surprise bag, e o utilizador faz a compra na aplicação, recolhendo a box no hotel. [Na precificação] respeitamos os 60% a 50% de desconto em relação ao preço de venda recomendado”, explica Tiago Figueiredo. A par da utilização de tecnologia e da formação de staff, Telma Rio aponta para a importância de estabelecer parcerias com projetos como a Too Good to Go, a Refood ou instituições locais para a doação de alimentos excedentes. in Publituris Hotelaria

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27 November 2025

“Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema da 35.ª edição do Congresso da AHP

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) anunciou esta terça-feira que a 35.ª edição do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo terá como tema “Wake Up Call: Despertar para a Mudança”. O Congresso da AHP decorrerá de 11 a 13 de fevereiro de 2026 na Alfândega do Porto e, durante três dias, “vai desafiar o setor a questionar o que dá como garantido e a inspirar-se para poder construir o futuro, com novas abordagens e novos projetos”. De acordo com a nova divulgada, o tema do 35.º Congresso “não é uma metáfora nem um slogan – é mesmo um alerta”. “Chegou o momento de acordar, o passado já não serve e o presente não perdoa quem fica parado. O turismo tem de deixar de reagir e começar a imaginar; tem de parar de seguir tendências e começar a criá-las; tem de trocar a rotina pela visão. Vivemos num tempo em que agir com coragem e determinação é tão importante como pensar antes de agir e, no Wake Up Call, a hotelaria portuguesa não assiste à mudança: lidera-a”, lê-se no comunicado. Para a AHP, “o setor tem plena noção de que o ritmo da mudança acelerou de forma significativa. Existem práticas que ficaram desatualizadas, decisões que foram sendo adiadas e rotinas que se mantiveram porque sim. Hoje, o setor, tal como o país e o mundo, já não tem espaço para isso. O que antes era suficiente deixou de o ser e o presente exige respostas mais rápidas, mais claras e mais firmes”. As inscrições para o Congresso já se encontram disponíveis e decorrem até 31 de janeiro de 2026. O período early bird está disponível até 19 de dezembro. Mais informações aqui.

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05 November 2025

Portugal eleito melhor destino europeu. Conheça as 17 distinções nos prémios no turismo

Portugal destacou-se na gala europeia dos World Travel Awards 2025, conquistando 17 prémios e reafirmando a força da marca nacional no turismo internacional. Portugal continua a destacar-se no panorama turístico europeu. Na gala dos World Travel Awards 2025 dedicada ao continente europeu, que decorreu esta quarta-feira, 22 de outubro, na Sardenha, o País conquistou 17 prémios, confirmando a força da marca Portugal no turismo internacional. Entre as distinções, o Porto foi reconhecido como o Melhor Destino Urbano Europeu, Lisboa como o Melhor Destino para Escapadinhas Urbanas, a Madeira como o Melhor Destino Insular Europeu e Portugal como Melhor Destino Europeu. Além disso, o país foi premiado em diversas outras categorias, incluindo companhias aéreas, agências de viagens e experiências turísticas. A cerimónia reuniu profissionais e marcas de referência de todo o setor, reconhecendo o melhor que a Europa tem para oferecer — de destinos e companhias aéreas a hotéis e experiências sustentáveis. Dos hotéis às companhias aéreas, Portugal brilhou em várias frentes. Prémios europeus atribuídos a Portugal Melhor atração de aventura: Passadiços do Paiva (Arouca Geoparque Mundial da UNESCO) Melhor companhia aérea para África: TAP Air Portugal Melhor companhia aérea para a América do Sul: TAP Air Portugal Melhor companhia aérea para a América do Norte: Azores Airlines Melhor operador de hotéis boutique: Amazing Evolution Melhor destino para escapadinhas urbanas: Lisboa Melhor cidade europeia de turismo: Porto Melhor hotel de design: 1908 Lisboa Hotel Melhor destino europeu: Portugal Melhor destino insular: Ilhas da Madeira Melhor hotel lifestyle: LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show Melhor boutique hotel de luxo: Valverde Lisbon Hotel & Garden Melhor hotel de luxo: Savoy Palace, Madeira Melhores villas de resort: Dunas Douradas Beach Club Melhores Residências Hoteleiras: Pine Cliffs Residence, a Luxury Collection Resort, Portugal Melhor atração turística: Dark Sky Alqueva Prémio de turismo responsável: Dark Sky Alqueva Melhor agência de viagens: Top Atlântico Prémios entregues a vencedores em Portugal Resort de Praia: Hotel Quinta do Lago Boutique Hotel: The Lumiares Hotel & Spa Boutique Resort: Quinta de São Bernardo – Winery & Farmhouse Hotel de Negócios: Renaissance Porto Lapa Hotel Empresa de Rent-a-Car: Europcar Hotel de Cidade: Hospes Infante Sagres Porto Hotel de Conferências: InterContinental Lisbon Hotel de Design: The Vintage Hotel & Spa DMC (Gestão de Destinos): Cititravel DMC Resort Familiar e de Bem-Estar: Martinhal Sagres Beach Family Resort Resort Familiar: Dunas Douradas Beach Club Experiência de Turismo de Estádio: FC Porto – Museum + Stadium Tour Hotel Sustentável: Vila Vita Parc Hotel: Art Legacy Hotel Residências Hoteleiras: Sheraton Cascais Resort Suite de Hotel: Infinity Penthouse @ Conrad Algarve Hotel Lifestyle: LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show Hotel de Luxo: Savoy Palace Resort de Luxo: Domes Lake Algarve, Autograph Collection Agência de Viagens Online: Netviagens.pt Resort: Quinta do Lago Apartamentos de Serviço: Pine Hills Vilamoura Operador Turístico: Deltatur Agência de Viagens: Top Atlântico Empresa de Gestão de Viagens: FCM Travel Portugal Villa Resort: Dunas Douradas Beach Club Hotel de Região Vínica: Valverde Santar Hotel & Spa Repetentes e novas estrelas O Savoy Palace, a Madeira, o Dunas Douradas Beach Club, a TAP Air Portugal, a Top Atlântico, a FCM Travel e o Infinity Penthouse do Conrad Algarve voltam a repetir a vitória de 2024. Entre as novidades, surgem o 1908 Lisboa Hotel, o LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show, o Art Legacy Hotel e o Valverde Santar Hotel & Spa, exemplos de como o turismo português se reinventa sem perder identidade. Com 17 prémios europeus e dezenas de distinções nacionais, Portugal reafirma-se em 2025 como um dos destinos mais consistentes e premiados da Europa. in Travel Magg, por Raquel Costa Crédito foto:  Porto  Matt Roskovec / Unsplash    

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16 October 2025

Hotelaria faz balanço positivo do verão mantendo a taxa de ocupação nos 81%

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) fez hoje um balanço positivo do verão, com a taxa de ocupação a manter-se estável nos 81% e o preço médio por quarto a subir ligeiramente, para 161 euros. Os resultados do inquérito "Balanço verão 2025" da AHP, relativos ao período entre junho e setembro, afirmam que o "Algarve é a estrela do verão de 2025", segundo a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira. O preço médio por quarto no Algarve subiu para 206 euros e a taxa de ocupação para 88% mantendo a liderança de preços, enquanto Lisboa manteve o preço médio por quarto nos 176 euros, tendo a ocupação média subido para 86%. "Estamos a entrar num planalto em Lisboa e não vamos assistir a um aumento nem de taxa de ocupação, nem de preço", afirmou a vice-presidente da AHP. Cristina Siza Vieira, destacou o aeroporto de Lisboa como um dos entraves ao crescimento das estadias na cidade, tendo em consideração que a estrutura já está a operar no limite. "Não me parece que a tendência da hoteleira será baixar preços", ressalvou a dirigente quando confrontada com a estagnação na capital. A descer encontram-se os Açores, cuja taxa de ocupação baixou para 86%, não obstante, o preço médio por quarto subiu para 143 euros. Na mesma linha, a região centro também viu reduzida a taxa de ocupação para 56%, contudo o preço médio por quarto aumentou para 109 euros. De acordo com os dados do inquérito da AHP, o preço médio por quarto subiu em todas as regiões do país, à exceção de Lisboa. A região com a taxa de ocupação mais elevada voltou a ser a Região Autónoma da Madeira com 91%. in Jornal de Notícias

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