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Notícias

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16 May 2025

“Lá fora, ainda existe muita desinformação, muito ataque vil, ao nosso setor do turismo”

Admitindo que as taxas turísticas possam vir a ser aumentadas num futuro próximo, Bernardo Trindade, durante a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), do qual lidera a direção, aponta ambição ao setor do turismo: que este não só pareça como seja reconhecido pela sociedade, tendo em conta que é a principal atividade económica do país. “Nós entregamos, em 2024, novamente, o melhor ano turístico de sempre. Significa que, independentemente da instabilidade política que possa, aparentemente, existir, a malta do turismo é resiliente e entrega, de facto, tudo isto, do norte ao sul, passando pelas regiões autónomas da Madeira e dos Açores”. Para o presidente da AHP “se dentro desta sala, é unânime este pensamento, não nos iludamos, lá fora, ainda existe muita desinformação e muito ataque vil, ao nosso setor do turismo”. Sendo assim, e, nesse sentido, os próximos anos têm que ser anos em que o setor tem de facto, que se aproximar das pessoas. “Ou seja, os números que estão aqui, 28 mil milhões de receita, 20 mil milhões de saldo, não há setor, na economia portuguesa que contribua tanto. A gente tem que fazer aqui um trabalho, um trabalho da próxima aproximação, às diversas entidades”. Destaca o responsável que este deve sobretudo, perceber que, se as pessoas não estão bem, em resultado da presença de mais gente que carrega sobre a infraestrutura, “nós temos que ser sensíveis a isso”. Destaca o presidente da AHP que aqui deve entrar a taxa turística, “lançada no conjunto dos municípios, – e que antecipo que venha a crescer – é, indiscutivelmente, uma marca que pode ser aproveitada para reduzir este gap entre residentes e turistas”. Indica o responsável que “para isso – e já propusemos isto de forma muito empenhada – cada investimento num equipamento, cada investimento num evento, cada investimento numa infraestrutura, este tem que ter lá um selo indicativo que este investimento foi financiado pela taxa turística”. De acordo com o responsável “as pessoas têm que perceber a importância deste movimento. É por isso que nós continuamos, muito empenhados, nomeadamente aqui em Lisboa, que foi onde nasceu a taxa turística. Eu quero agradecer aos muitos associados da AHP, aqui em Lisboa, que me têm acompanhado e ao Alexandre Almeida, nas reuniões com as 24 juntas de freguesias”. Acrescenta o responsável que “tenho que dizer-vos, a esse respeito, que temos hoje, nos presidentes da Junta de Freguesia, na generalidade deles, amigos do turismo. Porque percebem, não só no turismo como na hotelaria, que tratamos das nossas responsabilidades de uma forma ímpar, como se verifica na higiene urbana. E, quando a câmara vem recolher o risco, vem recolhê-lo pode o fazer de uma forma organizada”. Finalizando indica que “é por isso que achamos que este debate deve continuar. Entregamos à Assembleia Municipal de Lisboa uma petição, assinada por quase 300 trabalhadores do setor do turismo, para que este debate continue. Este debate é fundamental continuar. Para que a gente abandone o preconceito e nos eduquemos face a este objetivo nacional”. Por Pedro Chenrim, in Ambitur

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08 May 2025

Relatório: Otimizar os benefícios económicos e sociais do Turismo

O turismo é um dos principais motores da economia europeia, mas o seu sucesso depende da gestão realizada. Este documento do Interreg Europe apresenta formas de (I) apoiar as empresas locais e as PME; (II) regular para evitar o turismo excessivo; (III) incorporar o turismo nas economias locais; (IV) diversificar ofertas para construir resiliência, e, (V) alavancar ferramentas da UE para financiamento e capacitação. Saiba mais aqui. via Turismo de Portugal

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22 April 2025

Bernardo Trindade reeleito presidente da Associação da Hotelaria de Portugal

O administrador da Porto Bay Hotels & Resorts foi reeleito por unanimidade e em lista única como presidente da associação para o triénio 2025-2027, numa assembleia-geral que decorreu esta segunda-feira. Bernardo Trindade, administrador da Porto Bay Hotels & Resorts, foi reeleito presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) para o triénio 2025-2027, após uma assembleia-geral que decorreu esta segunda-feira e votou, por unanimidade, na lista única. Num comunicado, a associação indicou que a "lista eleita reflete uma continuidade do trabalho desenvolvido no último mandato, com enfoque no reforço da representatividade da AHP em todas as regiões, e num compromisso claro com a qualificação do alojamento turístico, a competitividade da oferta hoteleira, a formação, valorização dos recursos humanos e o reforço do papel do turismo nas agendas política e económica nacionais". Além de Bernardo Trindade, presidente, e Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva, o Conselho Diretivo da AHP é composto por Margarida Almeida (Placid Village - Amazing Evolution); Andreia Pavão (Hotel Canadiano); Alexandre Marto Pereira (Hotel Estrela de Fátima, Lda. -- Fatima Hotels); Miguel Proença (Hoti Hotéis) e Frederico Costa (Pestana Hotels & Resorts), segundo a mesma nota. A AHP é a maior associação patronal da indústria hoteleira em Portugal, contando com mais de 950 associados.  in Negócios, via Lusa

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01 April 2025

"De Pessoas para Pessoas" | Entrevista com Vitor Silva, Area Director of Human Resources Portugal IHG

Quem é Vitor Silva? Fale-nos um pouco sobre si, o seu percurso profissional e o seu papel na organização.  Vitor Silva (VS): Pela complexidade que são, a Gestão de Pessoas fascina-me! Lidero a direção de Recursos Humanos do InterContinental Lisbon e, nos últimos anos, tenho assumido papel ativo na dignificação do nosso setor, entre outros, por via da implementação de estratégias sociais, com particular destaque nas dimensões da Diversidade, Equidade e Inclusão; Saúde e Bem Estar; Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental.   É com muito orgulho que vejo o InterContinental Lisbon em lugar de destaque enquanto “Great Place to Work Portugal”, “Best Workplace Portugal”, “Best Workplace Wellbeing Portugal”, “Healthy Workplaces” e Marca Entidade Empregadora Inclusiva.   Enquanto, Area Director of Human Resources Portugal, para os Hotéis Managed by IHG, os desafios passam, entre outros, pela coordenação das seguintes prioridades para os Hotéis de Portugal: Retenção e Desenvolvimento de Talentos; Mobilidade Interna e EVP (Employee Value Proposition). Quais são os principais desafios que tem encontrado na gestão de pessoas e na formação dentro da sua organização, e que estratégias têm adotado para os superar?  VS: Um dos principais desafios é a adaptação às novas exigências do setor, especialmente no que toca à retenção de talentos e à capacitação contínua das equipas.   Apostamos em formações personalizadas e em programas de desenvolvimento “à medida” num ambiente que valoriza o desenvolvimento. Somos rigorosos nas três promessas e compromissos que mantemos com todas as nossas pessoas, sem exceções: Todos têm Espaço para Crescer; Todos Têm Espaço para Pertencer e Todos têm Espaço para Marcar a Diferença. Por isso, Juntos, Vamos Mais Longe!   Adotamos estratégias sociais que estão na base do pleno propósito da nossa missão! Temos um programa interno muito dinâmico e focado no desenvolvimento de soft e hard skills, o “My InterContinental Lisbon Passport” que abre portas ao desenvolvimento e experimentação de outas áreas de intervenção e o IHG University, plataforma global de formação on-line com uma oferta vasta de cursos – por áreas funcionais – mas ilimitada enquanto fonte de aprendizagem, disponível a todos sem exceções. As tendências para 2025 apontam para a adoção da inteligência artificial, maior flexibilidade laboral, fortalecimento de programas de bem-estar, desenvolvimento de competências, diversidade, equidade e inclusão. Destas, quais destacaria como prioritárias na vossa unidade hoteleira? E em quais irão apostar este ano, e por quê?  VS: O desenvolvimento de competências e o bem-estar dos colaboradores são as nossas principais apostas. O setor hoteleiro exige uma equipa altamente qualificada e motivada para proporcionar um serviço de excelência.   Além disso, a flexibilidade laboral também tem sido uma prioridade, pois contribui para um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apostamos em práticas ao nível da Saúde Mental, da Saúde Social, da Saúde Física e da Saúde Financeira, bem como, celebramos a Diversidade pelo que nos enriquece enquanto Equipa!   Somos criativos e diferenciados na gestão dos benefícios sociais, e, anualmente, definimos metas e nas práticas ESG que por via de uma cultura aberta e de proximidade reforçam as dimensões de pertença.  Quais são os principais desafios na operacionalização das ações de formação?  VS: Um dos maiores desafios é o manter de uma cultura de evolução e de progressão continua em que todos têm um papel determinante nesse assumir de prioridades. Esmagadora maioria da nossa formação e de programas de desenvolvimento estão à distância de um “click” pelo que não há como acompanhar ou abraçar as oportunidades disponíveis. Acredito que os desafios na operacionalização das ações de formação nas organizações são facilmente ultrapassados com “coaching” ou “mentoring” certo, nos momentos certos de forma individualizada que permitam dar aos colaboradores um foco a seguir, com propósito e orientação. Quando assumimos estas dinâmicas “à medida” das expectativas e interesses de cada um e não de forma massificada, não há constrangimentos.  De que forma promovem uma cultura de aprendizagem contínua na vossa unidade hoteleira? Há iniciativas que incentivem os colaboradores a procurar formação de forma autónoma?  VS: Apostamos muito em formações modulares, formatos híbridos (presenciais e online) e em conteúdos práticos que possam ser aplicados imediatamente no trabalho. Anualmente trabalhamos muito os Planos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional das Pessoas, que alinhados com os objetivos da Empresa e dos próprios nos permitem desenhar guiões acertados para esse enriquecimento partilhado. O reconhecimento do mérito pauta o reconhecimento dos nossos talentos e o mérito é algo que vamos construindo e reforçando, vamos estando atentos ao que temos à disposição de cada um ou que trabalhamos em determinadas competências.  Existe algum caso de sucesso ou história inspiradora dentro da organização que demonstre o impacto positivo da formação?  VS:  Os casos de sucesso falam por si quando acompanhamos o crescimento das nossas pessoas, no nosso Hotel, e os estimulamos a crescer. Reconhecemos e promovemos o mérito pelo que que é reconhecido aos nossos talentos, entre outros, pelo investimento e oportunidades que abraçam no desenvolvimento de competências e habilidades. Todas as movimentações internas têm por base programas de formação estruturados e são por si inspiradores para todos na Equipa.  Complete a frase: "Para o desenvolvimento das nossas pessoas, escolhemos a AHP porque..."  VS: …acredita no potencial do setor hoteleiro e oferece soluções de formação que respondem às reais necessidades das equipas, promovendo crescimento, inovação e excelência no serviço.    

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