MENU

LOGIN

Estudos & Research

 ESTUDOS & RESEARCH 

O conhecimento e o acesso a informação fidedigna constituem a base fundamental para que os decisores, investidores e agentes do setor do turismo e da hotelaria definam estratégias e opções de crescimento.

Nesse sentido, a produção de estudos, baseados na informação estatística específica do setor, no comportamento do mercado hoteleiro, na avaliação do seu posicionamento e perspetivas de crescimento, é um dos grandes objetivos da AHP-Associação da Hotelaria de Portugal.

É objetivo da área de Estudos & Research da AHP divulgar o desempenho dos hotéis a nível nacional, tendo por base a recolha, avaliação e estudo dos dados estatísticos do Hotel Monitor, a mais poderosa ferramenta de análise estatística da hotelaria, detida pela AHP.

A importância de um conhecimento in continuum induz ainda a necessidade de difundir, a par de estudos anuais do setor hoteleiro, informação trimestral. Neste sentido, a AHP disponibiliza o AHP HOTEL SNAPSHOT, uma análise estruturada da performance dos hotéis em Portugal monitorizando a oferta e a procura no curto prazo.

Alguns dos estudos executados pela AHP:
- Trimestralmente - Relatório AHP HOTEL SNAPSHOT
- Anualmente - Estudo Inverno | Hotelaria em Portugal
- Anualmente - Estudo Verão | Hotelaria em Portugal

 

 AHP HOTEL SNAPSHOT 

AHP Hotel Snapshot

Sabemos que, num mercado em constante evolução, ter uma visão transversal do setor é essencial para antecipar tendências e posicionar o seu hotel.
AHP Hotel Snapshot é o raio-x trimestral à performance da hotelaria portuguesa, que conjuga uma visão micro da operação hoteleira com uma visão macroeconómica, para uma melhor compreensão do setor que mais contribui para o crescimento da economia nacional.
Peça aqui a sua cópia!

 

Para mais informações sobre Estudos & Research contacte Maria João Martins:
Tel: 213 512 360 | E-mail: mariajoao.martins@hoteis-portugal.pt
 

Estatísticas | Tourism Monitors

O Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP desenvolve e presta informações estatísticas nas áreas do Turismo e da Hotelaria com o objetivo de melhorar os resultados económicos da operação hoteleira em Portugal, potenciar o relacionamento entre a AHP e as Instituições públicas do setor do turismo e, principalmente, apoiar os associados na gestão das suas unidades hoteleiras.

A cargo do Gabinete de Estudos e Estatísticas estão os AHP Tourism Monitors:
• Hotel Monitor
• Spa e Thalasso Monitor
• Termas Monitor
• Passenger Monitor
• Future Monitor
• Hip Charm Monitor

Através dos AHP Tourism Monitors, o gestor hoteleiro tem à sua disposição um instrumento de gestão útil e exclusivo que lhe permite, nomeadamente, obter indicadores mensais operacionais e de mercado da actividade por zona geográfica e categoria de alojamento, permitindo assim comparar performance de actividade com hotéis do mesmo segmento.

Os AHP Tourism Monitors são suportados por um programa informático próprio que permite, a qualquer momento, que todas as empresas aderentes possam consultar o histórico da sua informação e elaborar estudos de posicionamento da sua unidade hoteleira em relação à sua área ou a qualquer outra área geográfica portuguesa.

Através da assinatura do protocolo com a AHP, a empresa compromete-se à prestação mensal da informação solicitada, através de um sistema informático seguro e confidencial. Em troca, receberá o acesso aos Monitors (para os quais disponibiliza dados) como instrumento de gestão do seu hotel. O acesso é garantido por “password” atribuída pela AHP, e só será interrompido se a empresa não fornecer a informação mensal. 

Esta ferramenta de apoio à gestão é totalmente gratuita para todos os hoteleiros do país.

Os AHP Tourism Monitors estão disponíveis em www.ahp-monitor.pt.

Para aderir aos AHP Tourism Monitors ou para saber mais contacte a AHP:
Gabinete de Estudos e Estatísticas
Tel: 213 512 360 | E-mail: gab.estudos@hoteis-portugal.pt

Inquéritos
03 July 2018

Inquérito Verão 2018

Ler mais
16 April 2018

Inquérito Resultados do Carnaval- Previsões Páscoa 2018

A AHP - Associação da Hotelaria de Portugal divulgou as perspetivas para o período da Páscoa e fez também um balanço do Carnaval. Os resultados agora divulgados têm por base um inquérito realizado junto dos seus associados, entre 12 e 19 de março. CARNAVAL 2018 Os resultados indicam que, no período de Carnaval, apenas 36% das unidades hoteleiras inquiridas tiveram uma melhor taxa de ocupação face ao mesmo período de 2017. O preço médio por quarto ocupado foi superior para 59%, acompanhado pelo RevPAR que foi melhor para 55% dos inquiridos. A estada média foi idêntica à do período homólogo para 60% dos inquiridos. Quanto a mercados, Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Brasil foram apontados como os principais mercados. Em termos de evolução, destaque para a performance do mercado interno e francês. PÁSCOA 2018 Em relação às expectativas para a Páscoa, a AHP analisou tanto o período global das férias escolares como o fim-de-semana. Para o período das férias escolares, de 26 de março a 6 de abril, apenas 35% dos hoteleiros inquiridos indicaram que neste período a taxa de ocupação será melhor do que a de 2017. No entanto, para 64% o preço médio por quarto ocupado será melhor e 61% considera que terá um RevPAR superior. As receitas totais e de alojamento serão iguais ou melhores para 79% e 80% dos inquiridos, respetivamente.   A região mais otimista relativamente à TO é o Algarve, a estada média será igual ao ano anterior em todas as NUTS. À semelhança dos quatro últimos anos, Portugal e Espanha serão os principais mercados emissores durante este período (24% e 22%, respetivamente).

Ler mais
19 December 2017

Inquérito Balanço 2017 e perspetivas 2018

A Hotelaria nacional prevê que 2018 tenha uma melhor performance em todos os indicadores, excetuando a estada média.

Ler mais
22 November 2017

Inquérito Web Summit 2017

De acordo com o inquérito realizado, pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, junto dos seus associados da área metropolitana e da cidade de Lisboa, a Web Summit 2017, que se irá realizar de 6 a 9 de novembro, terá um impacto bastante positivo na performance das suas unidades hoteleiras.

Ler mais
26 July 2017

Inquérito Resultados do Carnaval- Previsões Páscoa 2017

Através do inquérito lançado pela AHP aos seus associados, realizado entre 6 e 10 de março, conclui-se que, no período de Carnaval, 66% das unidades hoteleiras inquiridas obtiveram uma melhor taxa de ocupação este ano do que em 2016, assim como um melhor preço médio (64%), e um melhor RevPAR (65%). A estada média foi idêntica à do período homólogo para 57% dos inquiridos. Em relação às expectativas para a Páscoa, a AHP analisou tanto o período global das férias escolares como o fim de semana. Para o período das férias escolares os hoteleiros preveem uma melhor performance das receitas totais de alojamento, dos preços e da taxa de ocupação quarto, com uma estada média estável.

Ler mais
26 July 2017

Inquérito "Papa Francisco – O impacto na Hotelaria"

Hotelaria de Fátima com 99% de taxa de ocupação na noite de 12 para 13 de maio.

Ler mais
A exibir 1-6 de 22 itens.