Programa HEART
O QUE É?
O Heart – Hospitality, Environment and Responsable Tourism é o programa corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da Associação da Hotelaria de Portugal.
Tem como objetivo orientar a vocação e empenho de cada um dos Associados e Parceiros da AHP para uma causa comum: promover a sustentabilidade da Hotelaria e do Turismo, agindo sobre três vetores - social, ambiental e económico.
COMO TUDO COMEÇOU
Em 2013, a AHP lançou a iniciativa “Um colchão, um coração”, com o objetivo de doar colchões usados, mas em bom estado, dos hotéis associados a instituições sociais. Esta ação evoluiu para o Programa HOSPES, que, até novembro de 2024, criou uma ligação sólida entre o setor hoteleiro e a comunidade, afirmando um compromisso firme com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social.
Hoje, somos HEART. Mantendo o espírito do HOSPES, aumentámos a nossa ambição. Alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ampliámos o programa, diversificámos as respostas e adotámos, sempre que possível, os princípios da Economia Circular, construindo um futuro mais sustentável e alicerçado em parcerias de confiança.
O Programa HEART adota os critérios ESG (Environmental, Social, Governance) nas suas ações, promovendo práticas responsáveis que integram sustentabilidade ambiental, compromisso social e uma governança ética, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O HEART ASSENTA EM 2 PILARES:
- Da responsabilidade Social “We Share”, consiste na reintrodução na economia social de bens e equipamentos dos hotéis, usados e em bom estado de conservação; no Emprego Inclusivo e no Voluntariado Empresarial.
- Da Sustentabilidade Ambiental “We Care”, apoiado nos princípios da reutilização, redução e reaproveitamento, fomenta as boas práticas na recolha, tratamento e transformação dos resíduos da Hotelaria.
SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA HEART AQUI.
O Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou em 2015 ao apadrinhar o Programa de Responsabilidade Social da AHP:
“Associar o meu nome a esta iniciativa é uma honra, porque é uma daquela ideias em que tudo bate certo. Mas depois, claro, com o dinamismo próprio desta associação surgiu já outra ideia que é ainda mais ambiciosa. Esta ideia dos Selos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental pode ser muito importante se a sociedade portuguesa tiver a noção do que estes selos significam. Este é um exemplo. Tenho percorrido muito e conheço grandes empresas com Responsabilidade Social e confesso que esta ideia é sensacional”.
OMT | Código Mundial da Ética do Turismo
A AHP assinou a 3 de Dezembro de 2013 o Código Mundial de Ética do Turismo, um documento que promove o desenvolvimento sustentável e responsável do Turismo tendo em conta as necessidades e expectativas de todos os intervenientes. Leia o resumo do documento (que não dispensa a leitura completa do Código Mundial da Ética do Turismo): ARTIGO 1º Turismo – a Indústria da Paz O Turismo é um importante facilitador do contacto entre diferentes sociedades, culturas, religiões e tradições, promovendo e estimulando a compreensão e o respeito pela diversidade que compõe o nosso planeta. ARTIGO 2º Vetor de desenvolvimento individual e coletivo O Turismo e os encontros que este promove constitui uma oportunidade única para o autodesenvolvimento e conhecimento, e para a aquisição de conhecimento de várias esferas: religião, saúde, educação, cultura. ARTIGO 3º Fator de desenvolvimento sustentável As atividades turísticas devem contribuir para salvaguardar o meio-ambiente e os recursos naturais do destino, e procurar causar o menor impacto possível. ARTIGO 4º O Turismo alimenta-se do património cultural da humanidade, e alimenta-o. O Turismo gera interesse e procura acrescidos relativamente a monumentos, santuários, museus e locais históricos, contribuindo para a sua preservação e valorização. ARTIGO 5º Turismo como mais-valia para os países e comunidades de acolhimento As populações locais são um dos maiores ativos de um destino, e o Turismo deve contribuir para criar riqueza, oportunidades e uma melhoria da qualidade de vida para as comunidades de acolhimento, nunca descurando a sustentabilidade do modo de vida, tradições e cultura dessas mesmas comunidades. ARTIGO 6º Obrigações dos atores do desenvolvimento turístico Os profissionais do Turismo devem contribuir para um desenvolvimento correto da atividade, prestando apenas informações verdadeiras sobre o destino, cooperando com as autoridades públicas e contribuindo ativamente para o desenvolvimento pessoal, cultural e espiritual dos turistas. ARTIGO 7º Direito ao repouso e tempos livres É obrigação de todos os intervenientes salvaguardar o direito ao repouso e aos tempos livres como oportunidade de desenvolvimento pessoal, independentemente de idade, condição social, raça ou credo. ARTIGO 8º Liberdade das deslocações turísticas A liberdade de circulação para fins turísticos deve ser encorajada e respeitada. ARTIGO 9º Direitos dos trabalhadores do Turismo Assegurar os direitos dos trabalhadores do Turismo tendo especial atenção às dificuldades impostas pela sazonalidade, a dimensão global da indústria e a flexibilidade que a natureza do trabalho impõe, preconizando o combate à precariedade do emprego no setor. ARTIGO 10º Aplicação deste código Este código preconiza a cooperação entre atores públicos e privados para o desenvolvimento sustentável e responsável do setor, e o alinhamento dos mesmos com as grandes instituições internacionais no que respeita a proteção dos direitos do homem, do ambiente e da saúde, de acordo com os princípios gerais do direito internacional. "A OMT é guiada pela convicção de que o Turismo pode ter um contributo significativo na vida das pessoas e do nosso planeta. Esta convicção é a base do Código Mundial da Ética do Turismo, um roteiro para o desenvolvimento turístico. Convido todos a ler, divulgar e adotar este código para benefício de turistas, operadores, comunidades e meio-ambiente de todo o mundo." Taleb Rifai, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo Para mais informações contacte a AHP.