MENU

LOGIN

E os vencedores do Prémio Inovação em Prevenção são…

Já são conhecidos os distinguidos na segunda edição desta iniciativa que premeia os projetos mais inovadores na gestão de risco das PME nas categorias de Ambiente, Património e Pessoas

A Grestel – Produtos Cerâmicos foi a grande vencedora da terceira edição do Prémio Inovação em Prevenção, uma iniciativa da Ageas Seguros e da EXAME que distingue as melhores práticas na área de gestão de risco das PME portuguesas. Na edição deste ano – que culminou com a entrega dos prémios numa cerimónia realizada esta quinta-feira – houve candidaturas de 163 empresas, mais 33% que no ano anterior.

A distinção da Grestel deveu-se ao projeto Ecogres – cerâmica ecológica, desenhado e concretizado pela empresa em parceria com a Universidade de Aveiro. Essa iniciativa da empresa tem como objetivo potenciar os conceitos de Economia Circular, Sustentabilidade e de Eficiência Energética na indústria de louça utilitária. As medidas permitiram valorizar resíduos, recuperar água e obter fornos mais eficientes e alimentados por painéis fotovoltaicos.


“É mais do que um projeto, é a nossa vocação para estarmos permanentemente a inovar”, detalhou Jorge Fonseca. O CEO da Grestel explicou também, na cerimónia de entrega dos prémios, que esta iniciativa surgiu “de uma interação permanente que temos com a Universidade de Aveiro”.

Além do Ambiente, o Prémio Inovação em Prevenção distingue também projetos nas áreas de Património e Pessoas. A Edenred Portugal foi a vencedora na categoria de Património, devido ao seu plano cyber e de continuidade de negócio, que consiste num conjunto de iniciativas de proteção do seu negócio, quer ao nível da segurança das suas instalações e ativos, quer ao nível de Cibersegurança. Filipa Martins, a CEO da empresa de benefícios sociais, referiu que “estes fatores são fundamentais para a confiança do negócio e para nos posicionarmos como parceiros de referência”.

Já na área de Pessoas, o prémio foi para a Twintex – Indústria de Confecções. Na base da distinção estiveram várias iniciativas na área de responsabilidade social, entre as quais descontos em estabelecimentos locais, kits bebés oferecidos a futuras mães, acompanhamento médico e gratificações para os trabalhadores que apresentassem ideias que ajudassem a melhorar a sustentabilidade da empresa. Beatriz Tavares, que representou a têxtil na entrega dos prémios, indicou que aquela iniciativa surgiu porque a empresa “gosta de dar todas as condições possíveis à equipa”. O júri salientou as boas práticas da empresa, num setor tradicional e numa zona fora das grandes cidades, neste caso perto do Fundão. 

Além destas três vencedoras, o júri decidiu também atribuir algumas menções honrosas. Foi o caso da SETH – Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, na categoria de Ambiente; e da PRK Atlantic Hotel Lisboa e da PHC Software na categoria de Pessoas.

O Prémio Inovação em Prevenção realizou-se pelo terceiro ano consecutivo. Gustavo Barreto, membro da comissão executiva da Ageas Portugal, recordou que o propósito desta iniciativa é inspirar as empresas “com as práticas que assistimos ao melhor que se faz em Portugal na componente da inovação em prevenção”. De ano para ano, o número de candidaturas tem amentado. Anabela Bento, Business Development manager do ISQ, notou que a maior parte das empresas concorrentes são do setor do fabrico, comércio e construção. Mas observou também um acréscimo nas candidaturas de empresas de turismo e da agricultura.

O júri do Prémio Inovação em Prevenção foi composto por: José Gomes e Gustavo Barreto da Ageas Seguros; Tiago Freire e Margarida Vaqueiro Lopes, da revista EXAME; Pedro Matias, presidente do ISQ; António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas; Camilo Lourenço; Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP; Henrique Figueiredo, da Compete 2020; Nuno Gonçalves do IAPMEI; e Jorge Portugal, diretor geral da COTEC.

in Exame

Voltar