AHP relança Hotel Snapshot, uma análise do Turismo e Hotelaria
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) relançou o Hotel Snapshot – análise abrangente e concisa da performance do setor do Turismo e da Hotelaria. Com uma periodicidade trimestral, este documento irá fornecer insights valiosos sobre o setor, ajudando a orientar estratégias e decisões.
A primeira edição deste relatório, referente ao balanço de 2023, já está disponível, enquanto a próxima, abrangendo o 1º trimestre de 2024, está programada para ser divulgada no próximo mês de junho.
Este relatório vai reunir informação de diversas fontes, como o INE; o Turismo de Portugal; o Banco de Portugal; a ANA Aeroportos; o Observatório das Migrações; o Ministério das Finanças; e a Segurança Social. Terá também um glossário que irá permitir uma melhor interpretação dos dados.
Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, revela que “com este relatório pretendemos divulgar a evolução dos principais indicadores de desempenho, combinando uma visão detalhada da operação hoteleira com uma perspetiva ampla do setor e da economia. Os dados das várias entidades existem, em formato mensal, mas disperso. O nosso Gabinete de Estudos e Estatísticas trabalha-os e concilia a informação para produzir relatórios trimestrais e anuais, produzindo o AHP Hotel Snapshot. Quando tivermos resultados dos nossos inquéritos, também os cruzamos com as diferentes fontes.”
O AHP Hotel Snapshot é de livre acesso para os associados da AHP, mas poderá ser solicitado à Associação, através do seu Gabinete de Estudos e Estatísticas: gab.estudos@hoteis-portugal.pt.
AHP HOTEL SNAPSHOT | 2023
Principais Destaques
➔ Exportações de viagens e turismo atingiram os 25 mil milhões de euros
➔ Principais indicadores da hotelaria já ultrapassaram valores pré-pandemia
➔ 72% das dormidas foram em estabelecimentos hoteleiros (EH)
➔ Maior crescimento nas dormidas ocorreu em AL (>10 quartos): +16%
➔ Os aeroportos portugueses atingiram recordes mensais de passageiros
➔ Turismo é composto por 25% de trabalhadores imigrantes
Hóspedes e Dormidas
De acordo com o AHP Hotel Snapshot, o turista não-residente tem o maior peso total nas dormidas (68%) e nos hóspedes (61%). A região onde houve um maior aumento de hóspedes não-residentes foi no Alentejo (+32%, face a 2022) e as regiões onde o número de dormidas de não-residentes mais aumentaram foi o Centro (+22% face a 2022) e o Norte (+21%).
Fonte: INE – Instituto Nacional de Estatística, 2023
Dormidas por Tipologias
Dormidas no Estabelecimentos Hoteleiros
A taxa de variação homóloga nas dormidas desta tipologia foi de +11%, verificando-se um total de 55,6 milhões de dormidas.
De notar que a maior fatia das dormidas ocorre nos hotéis de 4 estrelas (41%), sendo esta a categoria com mais representatividade nos estabelecimentos hoteleiros (27%).
Fonte: RNET – Registo Nacional de Empreendimentos Turísticos, 2023
Dormidas nos restantes empreendimentos turísticos e alojamento local
As dormidas em Alojamento Local com mais de 10 camas registaram um aumento expressivo, que acompanha o crescimento da procura desta tipologia há vários anos. As dormidas corresponderam a 15% do total de dormidas e o crescimento em 2023 foi de 16%, face a 2022.
Nota: A ALEP indica que mais de 90% das estadias ocorrem em ALs com 10 ou menos camas. Isso significa, de acordo com esta associação, que o peso dos ALs nas dormidas totais é de aproximadamente 40%, muito mais do que os 14,5% reportados pelo INE, que só considera ALs com 10 ou mais camas.
A TO-Quarto foi, em todas as tipologias, de 57,3% (+3,1p.p. que em 2022).
Balança de Pagamentos – Viagens e Turismo
As exportações de viagens e turismo atingiram os 25 mil milhões de euros, um aumento de 19%, superando o aumento de 14% nas importações e alcançando valores recordes.
Representaram, por isso, uma fatia de 16,5% do crédito da balança corrente do Banco de Portugal, recuperando assim o peso que o setor representava em 2019.
Segundo o INE, até setembro de 2023, os residentes em Portugal realizaram 18,5 milhões de viagens: 15,9 milhões dentro do país (86%) e 2,5 milhões ao estrangeiro (14%).
Transporte aéreo de passageiros
De acordo com dados da ANA Aeroportos, em 2023 os aeroportos portugueses atingiram recordes mensais de passageiros, com uma média diária de 75,9 mil em dezembro. O tráfego aéreo anual também cresceu significativamente (+12,0%), bem como o de passageiros (+18,9%).
Saldo Migratório
De acordo com o Observatório das Migrações, em 2021, havia cerca de 0,7 milhões de imigrantes a viver em Portugal.
Em 2023, de acordo com o Ministério das Finanças, 600 mil trabalhadores estrangeiros compõem 13% da força de trabalho do país. Segundo dados da Segurança Social, o setor do Turismo é composto por 25% de trabalhadores imigrantes.
Inquéritos AHP
No Snapshot pode também obter dados dos inquéritos que a AHP realiza aos seus associados ao longo do ano:
Balanço JMJ 2023 e Agosto 2023
After Web Summit 2023
Perspetivas Natal & Réveillon 2023
Balanço Natal & Réveillon 2023 / Balanço 2023 e Perspetivas 2024
in Ambitur