MENU

LOGIN

Programa Hospes poupa 131 M€ de litros de água e elimina 15 toneladas de desperdício

Entre 2013 e 2018, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) entregou, através da vertente de Responsabilidade Social do Programa HOSPES, mais de 87 mil bens e equipamentos a instituições de solidariedade social, dos quais 39.350 foram entregues durante o ano de 2018. Este número foi alcançado com a colaboração de 132 unidades hoteleiras cujos bens a AHP fez chegar a 62 instituições de solidariedade social (IPSS) com quem tem protocolo. 

No seguimento destas iniciativas, a AHP realizou a cerimónia anual de entrega dos Selos “We Share” e “We Care” aos hotéis envolvidos no Programa HOSPES. 
 
Durante a cerimónia, que decorreu no passado dia 25 de julho no hotel Palácio do Governador, em Lisboa, Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, revelou que ”para além do impacto social, em 2018 medimos e somámos outros impactos que o Programa gera na Economia Circular. E constatámos que só em 2018, e apenas considerando entre os bens doados os têxteis [para produzir um lençol de algodão são precisos 11 mil litros de água], se gerou uma economia de água na ordem dos 131 milhões de litros de água (49% do total de água poupada nos 6 anos do Programa), o necessário para a produção desses bens; eliminou-se o desperdício na ordem das 15 Toneladas (43% do desperdício eliminado nos 6 anos do Programa). A circularização destes bens significou também uma poupança para as instituições recetoras de cerca de 400 mil euros, valor necessário para a sua aquisição. Como se pode ver o potencial do Programa HOSPES é imenso.” 
 
Estima-se que, de 2013 a 2018, o valor das doações por parte dos hotéis tenha atingido um milhão de euros; o desperdício eliminado seja de 36 toneladas de desperdício; uma poupança de 273 milhões de litros de água pela produção de novos bens têxteis; e que o tempo de utilização acrescentado à vida útil dos bens pela sua doação seja dobrado. 
 
No decorrer do evento, a AHP aderiu à Aliança ODS Portugal, uma iniciativa da UN Global Compact Network Portugal, a rede portuguesa do United Nations Global Compact, única entidade das Nações Unidas virada para as empresas, e em que assume o compromisso de trabalhar para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. 
 
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, da Presidente do Grace – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, Margarida Couto, e do Presidente da Aliança ODS Portugal, Mário Parra da Silva. 
 
Para Raul Martins, presidente da AHP, “este é um momento particularmente feliz. A AHP já praticava desde 2013 os princípios de responsabilidade social corporativa. Agora firmamos público o compromisso de trabalhar com stakeholders das indústrias que fornecem a hotelaria em prol da Sustentabilidade em toda a cadeia de valor do negócio. Vamos trabalhar também a vertente corporativa da sustentabilidade. Somos, saliento, a primeira associação empresarial do setor do Turismo a assinar o compromisso para o cumprimentos dos ODS.” 
 
O Programa HOSPES já contribui de forma indireta para 3 (ODS 1, 6 e 12) dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e impacta diretamente com o ODS 17: Parcerias para a implementação dos objetivos. Conheça os 17 ODS aqui. 
 
Na ocasião, a Presidente do Grace, Margarida Couto, lançou um desafio às empresas hoteleiras presentes: olharem para o seu negócio e escolherem os objetivos que mais tenham a ver com o seu core business. “Se as empresas não trabalharem em rede, não irão conseguir atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. As empresas são todas “competitors” no mercado, mas em tudo o que tem a ver com sustentabilidade e responsabilidade social, as empresas são “coopetitors”, ou seja, só vão ter impacto se trabalharem em conjunto e não há nenhuma empresa, por maior que seja, que consiga resolver esse problema sozinha”, afirmou a Presidente do Grace. 
 
A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, no encerramento, deu os parabéns à AHP por este programa que considera visionário. “Ainda antes de estarmos a discutir as questões da sustentabilidade, a AHP percebeu “avant la lettre” a importância que este programa tinha quer do ponto de vista de mobilização e participação na economia circular, quer do ponto de vista do posicionamento das empresas e dos parceiros que podem transformar isto num ativo de venda cada vez mais valioso”, sublinhou a Secretária de Estado. 
 
Veja aqui o filme “Nova Era: Programa HOSPES”. 

in Publituris

Voltar