MENU

LOGIN

Portugueses enchem hotéis

Os turistas portugueses que fazem férias cá dentro são os principais clientes dos hotéis no período da Páscoa.  
 
Num inquérito realizado pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), 84% dos hoteleiros considerou que Portugal é o maior mercado emissor de reservas neste período, enquanto 677o respondeu que é a Espanha. Os turistas portugueses representam "237o. do total" de clientes, enquanto os espanhóis têm "um peso de 21%", de acordo com o mesmo inquérito.  
 
Seguem-se Reino Unido e Brasil como os países com mais turistas a viajar para Portugal.  
 
O Algarve é o destino mais escolhido, seguido do Porto, Norte, Açores e Madeira. Este ano os hoteleiros acreditam que a taxa de ocupação será semelhante à do ano passado, embora esperem um aumento de receitas devido à subida dos preços. Os Açores são a região onde os hoteleiros estão mais otimistas em relação à Páscoa, com 80% dos inquiridos a considerar que haverá um aumento da taxa de ocupação e também das receitas.  
 
No Algarve, o tempo ameno já levou muitos a banhos. A maioria das unidades hoteleiras têm lotação esgotada para as mini-férias. Segundo confirmou ao CM Elidérico Viegas, da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos, o aumento de turistas nacionais está a compensar a quebra dos britânicos e as unidades "estão aproximadamente com ocupação a 100%, tal como no ano passado". "É altura ideal para descansar porque não há tanta gente e os preços sãos mais acessíveis", referiu ao CM Vítor Cunha, de Coimbra, que está de férias com a mulher Cátia e o filho Afonso. A região foi também a escolhida por um grupo de estudantes de Coimbra para gozar as férias de finalistas. "Já fomos à praia dar mergulhos, a um parque de diversões e fomos sair à noite", revelaram os jovens.  
 
BRAGA ESGOTA CAMAS  
 
A ocupação hoteleira para os próximos dias, em Braga, está muito perto dos cem pôr cento. Na quinta e sexta-feira, não há camas livres nos hotéis da cidade.  
 
300 MIL PARA A PÁSCOA  
 
As três procissões da Semana Santa de Braga são os momentos com maior número de turistas. Este ano, são esperadas 100 mil pessoas por noite.  
 
PORMENORES  
 
Voluntários ajudam  
 
Para ajudar os turistas, 75 jovens voluntários vão andar a partir de hoje pelas ruas de Braga, para orientar os visitantes.  
 
Festas no Médio Tejo  

 
Três concelhos do Médio Tejo Sardoal, Ourem e Constância juntaram-se para divulgar as festas pascais na região. Uma das tradições são os tapetes de flores no Sardoal, entre Quinta-Feira Santa e Domingo de Páscoa.  
 
Diversão em Carcavelos  
 
A Vila da Páscoa, em Carcavelos (Cascais), com entrada gratuita, tem diversões para todas as crianças até ao próximo domingo.  
 
Espanhóis e franceses escolhem o Porto  
 
A zona norte de Portugal continua a ser um destino bastante escolhido não só por portugueses, mas também por muitos turistas estrangeiros. São cada vez mais os hotéis que se esgotam meses antes da época da Páscoa. O mercado espanhol e francês é dominante.  
 
Nas cidades de Porto e Vila Nova de Gaia os hotéis de luxo estão praticamente esgotados.  
 
Por exemplo, no The Yeatman, em Gaia, e no Intercontinental, em plena Avenida dos Aliados, no Porto, as reservas rondamos 80 por cento. Já o Crown Plaza e o Sheraton têm mais de metade dos quartos ocupados. Em Amarante, a Casa da Calçada atrai com uma promoção de 222 euros por duas noites. Já no Douro, o Vintage House, no Pinhão, está lotado para o fim de semana. "É um mercado apelativo. Vamos ter números iguais ou superiores aos do ano passado", disse ao CM, Luís Martins, presidente do Turismo Porto e Norte.  
 
Lisboa com acréscimo de turistas  
 
Na cidade de Lisboa (e arredores) a Semana Santa é sinónimo de um acréscimo de turistas, nomeadamente espanhóis. Muitos hotéis estão esgotados ou próximo da lotação máxima. Por exemplo, duas noites em quarto duplo num hotel na zona do Campo Pequeno (centro da cidade) fica por 175 euros, sem pequeno - almoço.  
 
Neve provoca enchente na Estrela
 
 
Os nevões inesperados no início da primavera cobriram a Serra da Estrela com um manto branco que, segundo as previsões vai durar para lá da Páscoa. A queda de neve acabou por provocar uma corrida às reservas hoteleiras para o fim de semana da Páscoa: as unidades mais próximas do Maciço Central deverão esgotar a lotação.  
 
Programa diversificado em Viseu  
 
As unidades hoteleiras estão com "boa ocupação" neste período pascal, sobretudo com turistas espanhóis. A Câmara de Viseu preparou um programa cultural para vários públicos e diversos eventos de cariz religioso referentes à época. A Casa da Ribeira recebe uma mostra de doçaria tradicional de Páscoa.  
 
Madeira é um dos destinos top  
 
A ilha da Madeira está entre os melhores destinos para férias na Páscoa, segundo o site 'European Best Destinations'. Colmar (França) e Viena (Áustria) ocupamos primeiros lugares, seguindo-se a Madeira. Segundo a Secretaria Regional de Turismo, a taxa de ocupação na ilha para esta semana é de 74 porcento.  

in Correio da Manhã, por Bernardo Esteves (16/04/2019)

Voltar