MENU

LOGIN

AHP celebra Protocolo com a QUERCUS: recolha e reciclagem de rolhas de cortiça nos Hotéis

Lisboa, 5 de junho de 2024 – A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) assinou um protocolo de colaboração com a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que marca a adesão da Hotelaria, através do Programa HOSPES – programa de desenvolvimento sustentável da AHP, ao projeto GREEN CORK.

Ambas as Associações sublinham por esta via o papel fundamental do associativismo na implementação de compromissos globais para o Desenvolvimento Sustentável, dando corpo ao ODS 17.

Esta iniciativa tem como objetivo recolher rolhas de cortiça para reciclagem nos Hotéis e transformá-las em novos produtos, dando-lhes uma segunda vida. O valor é posteriormente investido na nossa floresta através da plantação de árvores, por intermédio da iniciativa Floresta Comum.

Para Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, a adesão a esta iniciativa no Dia Mundial do Ambiente “não só tem um valor simbólico, como é mais um passo significativo que a Hotelaria dá para a promoção da economia circular e sustentabilidade ambiental no setor. Esta parceria com a Quercus, e que conta de há muito com a colaboração empenhada da Corticeira Amorim, irá permitir aos Hotéis dar uma contribuição direta  para a reflorestação do nosso país com espécies autóctones, essenciais para a preservação da biodiversidade.”

“Ao envolvermos os nossos Hotéis associados, seus hóspedes e trabalhadores nesta iniciativa, estamos não só a sensibilizar a sociedade para a importância da reciclagem e da conservação, como a dar mais uma prova do nosso compromisso ambiental, social e económico, e ainda a contribuir para o nosso património natural e paisagístico. Estou certa de que poderemos vir a contar com todos os Hotéis neste projeto”, conclui a responsável.

Alexandra Azevedo, presidente da QUERCUS, refere “As parcerias são extremamente importantes para o desenvolvimento do projeto Green Cork que já conseguiu recolher e reciclar mais de 117 milhões de rolhas de cortiça usadas e as converteu em mais de 1,55 milhões de árvores autóctones plantadas.”

“Com esta parceria o setor do turismo participa de forma ativa no aumento das taxas de reciclagem das rolhas de cortiça, e através da sua valorização pela Corticeira Amorim dando-lhes uma nova vida em produtos de valor acrescentado, sendo as receitas obtidas aplicadas na recuperação da nossa floresta autóctone.

A cortiça é um material extraordinário, conhecido pelas suas propriedades únicas de isolamento térmico, leveza e resistência. É uma matéria-prima completamente natural, reciclável e reutilizável, o que a torna ideal para práticas de economia circular. A extração da cortiça, feita sem danificar as árvores, contribui significativamente para a preservação da floresta e da biodiversidade. O montado de sobro, de onde provém a cortiça, desempenha um papel importante na promoção de diversos serviços dos ecossistemas, nomeadamente na regulação global do clima, na prevenção de incêndios, na regulação hidrológica e na proteção do solo.

O Protocolo agora assinado irá permitir alargar o sistema de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem no canal HORECA. Agora, por cada tonelada de rolhas recolhidas na Hotelaria, a Quercus compromete-se a plantar 4 mil árvores.

A empresa Biogenoa, parceira da AHP, também participa nesta nova iniciativa do Programa HOSPES, sendo responsável pela recolha das rolhas nas unidades hoteleiras.

 

Sobre a Associação da Hotelaria de Portugal     

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) é a maior associação patronal da indústria hoteleira em Portugal.  Com mais de 800 associados, a AHP representa toda a Hotelaria, bem como os estabelecimentos de alojamento local coletivo - Hostels, Guesthouses e blocos de apartamentos com serviço integrado -; Resorts; TER e TH. A AHP disponibiliza um conjunto de serviços indispensáveis para a gestão e operação das empresas, centrando a sua ação no negócio dos seus associados e no futuro da Hospitality Industry. Foi reconhecida como Associação de Utilidade Pública (outubro de 2013) e em fevereiro de 2022 foi condecorada pelo Presidente da República como “Membro Honorário da Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Comercial”, em razão dos serviços relevantes no fomento e na valorização de um setor económico.     

 

 

 

Sobre o Programa HOSPES by AHP   

Programa de Desenvolvimento Sustentável desenvolvido pela Associação da Hotelaria de Portugal e seus associados desde 2013. O Programa HOSPES by AHP tem por base uma rede colaborativa dinamizada pela AHP, num modelo de economia partilhada e circular, que promove e reforça a ligação e compromisso da Hotelaria com a comunidade e com o planeta.     

O Programa assenta em dois pilares: o primeiro, da Responsabilidade Social/“We Share”, consiste na reintrodução na economia social, através da AHP, de bens e equipamentos dos Hotéis, usados e em bom estado de conservação; no Emprego Inclusivo e no Voluntariado Corporativo, através de parcerias com diversas entidades. Entre as mais de 100 IPSS apoiadas diretamente, o Programa tem parcerias com, entre outras instituições, o Banco Alimentar, o Conselho Português para os Refugiados e a RedEmprega. O segundo pilar, da Sustentabilidade Ambiental/“We Care”, apoiado nos princípios da reutilização, redução e reaproveitamento, fomenta também as boas práticas na recolha, tratamento e reciclagem dos resíduos dos Hotéis.  O Programa HOSPES by AHP tem como padrinho o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.     

Reconhecimentos: 2018 - menção honrosa de Mérito Turístico atribuída pelo Governo português; 2019 - Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Responsável; 2019 - short list dos Ethics Awards da Organização Mundial do Turismo (OMT); 2020 - European Enterprise Promotion Awards (EEPA): vencedor a nível nacional, na categoria “Responsible & Inclusive Entrepreneurship” e, a nível europeu, vice-campeão na categoria “Supporting the Development of Green Markets and Resource Efficiency”.     

 

Sobre a QUERCUS

A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa de utilidade pública fundada a 31 de outubro de 1985.

É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.

Em 1992, a Quercus recebeu o Prémio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.

 

Sobre o Programa Floresta Comum

O Floresta Comum é um programa de fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema. Promove a florestação e reflorestação em várias zonas do território nacional, utilizando espécies autóctones como o Carvalho, o Medronheiro, o Azevinho, o Loureiro e a Azinheira, entre outras.

Foram estes os objetivos que levaram a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, ICNF –  Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro – a estabeleceram uma parceria num projeto cujo objetivo principal é a construção de uma floresta cujos benefícios se alargam às atuais e às futuras gerações: FLORESTA COMUM.

--------------------------------------------------------------------------------

Para mais informações, por favor contacte:     
Gabinete de Comunicação   
Ana Rita Bentes     
T: 937 432 128 | E: ana.bentes@hoteis-portugal.pt   

 

Voltar