MENU

LOGIN

PROGRAMA HOSPES BY AHP VENCE PRÉMIO NACIONAL DE TURISMO

O Programa HOSPES by AHP – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da hotelaria de Portugal – venceu a primeira edição do Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Responsável.

 

Este prémio, uma iniciativa conjunta do BPI e do Expresso, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia, o apoio institucional do Turismo de Portugal e a assessoria técnica da Deloitte, foi atribuído diretamente pelo júri do Prémio Nacional de Turismo e entregue numa cerimónia que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

 

Para Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, “este Prémio é o reconhecimento de um projeto único em Portugal e no mundo. Contando já com mais de 6 anos de existência, o Programa HOSPES é francamente desconhecido pela maioria dos portugueses. Acreditamos que apesar de já ter sido distinguido pela OMT – Organização Mundial do Turismo e pelo Governo português, com a Menção Honrosa de Mérito Turístico, a notoriedade conferida por esta honrosa distinção permitirá que o Programa alcance maior reconhecimento e relevo através da Comunicação Social contribuindo ainda para o reconhecimento do Turismo como um setor fundamental para Portugal, também na perspetiva da sustentabilidade social e ambiental”. A responsável adianta ainda que “o potencial deste programa é enorme, e neste momento sentimos que é muito interessante ver como os hoteleiros, as IPSS e as comunidades que estas servem estão despertas para esta realidade. Queremos chegar mais longe, em número de hotéis envolvidos- e destaco agora a região Norte, de onde os pedidos de ajuda nos chegam com frequência e a resposta tem de ir de outras zonas do país, por falta de resposta dos hotéis desta região e de IPSS apoiadas.”

 

Sendo a Hotelaria um utilizador de recursos é, simultaneamente, um setor necessariamente comprometido com a preservação do meio ambiente e da comunidade onde se insere, sem os quais não existiria. O desenvolvimento sustentável, nos seus 3 pilares – social, ambiental e económico – faz, por isso, parte do “ADN” da Hotelaria e do Programa HOSPES by AHP.

 

 

Programa HOSPES by ahp

Entre 2013 e 2018, a AHP entregou, através da vertente de Responsabilidade Social do Programa HOSPES, mais de 87 mil bens e equipamentos a instituições de solidariedade social, como atoalhados, lençóis, colchões, móveis, palamenta, equipamentos industriais e eletrodomésticos. Este número foi alcançado com o empenho e compromisso de apenas 132 unidades hoteleiras, um pequeno número quando o universo é de 1.400, cujos bens a AHP fez chegar a 62 instituições de solidariedade social (IPSS) com quem tem protocolo.

 

A necessária frequência do processo de renovação de bens e equipamentos dos hotéis gera impactos a nível ambiental. Porque os mesmos podem ser reutilizados, reparados ou reciclados, com a sua doação e reintrodução na economia social dá-se aplicação prática aos princípios da economia verde e circular, que se traduz na redução de consumo de bens novos por parte das IPSS apoiadas pela AHP, devido à reutilização dos recursos da hotelaria.

 

Apenas em 2018, e considerando exclusivamente entre os bens doados os têxteis (12.380), gerou-se uma economia de água na ordem dos 131.228 000 Litros, o necessário para a produção de novos bens, e eliminou-se um desperdício na ordem das 15.240 Toneladas. A circularização destes bens significou também uma poupança para as instituições recetoras de cerca de 400.000€, valor necessário para a sua aquisição, e aumentou para o dobro o ciclo económico médio de vida dos bens, calculado em 4 anos.

A AHP está empenhada em fazer crescer este Programa tanto por via do número de hotéis envolvidos, como das IPSS destinatárias, tendo simultaneamente  a correr junto dos hotéis projetos de recolha seletiva de resíduos, como óleos; eletrodomésticos em fim de vida; ou têxtil sem aproveitamento.

 

Fonte: AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

Saiba mais sobre o Programa HOSPES by AHP em: https://youtu.be/eu8YdueCUxQ

 

Sobre a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

 

A AHP - Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação hoteleira nacional, com cerca de 750 Associados que, entre unidades independentes a grandes cadeias, representam mais de dois terços do contributo da hotelaria para a economia nacional. É uma associação privada, sem fins lucrativos, com raízes centenárias, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública em 2013.

 

Sobre o Programa HOSPES

Programa Corporativo de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental desenvolvido pela AHP - Associação da Hotelaria de Portugal e seus associados. o Programa HOSPES tem duas vertentes: Responsabilidade Social, “We Share”, que consiste em reintroduzir na economia social, através da AHP, bens e equipamentos em bom estado de conservação dos hotéis portugueses; e Sustentabilidade Ambiental, “We Care”, que divulga e implementa boas práticas no uso de recursos; da recolha, tratamento e reciclagem de resíduos dos hotéis. Esta rede colaborativa, modelo de economia partilhada e circular, é sustentada no triângulo hotelaria/instituições/comunidade, promove e reforça a ligação e compromisso da hotelaria com a comunidade e com o meio ambiente.

 

AHP – Associação da Hotelaria de Portugal
Gabinete de Comunicação

Ana Rita Bentes
Tel: 213 512 360 | Tlm: 937 432 128
Email: ana.bentes@hoteis-portugal.pt

Voltar