MENU

LOGIN

31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo | 20 a 22 de novembro – Viana do Castelo

Este ano, o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo realiza-se, de 20 a 22 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo e tem como tema “Portugal: Preparar o Amanhã”.

 

“Portugal: Preparar o Amanhã”

O Turismo afirma-se hoje como uma atividade económica fundamental para Portugal e um modo de afirmação da nossa identidade.

 

Possuímos as fronteiras e história mais antigas da Europa, uma identidade de território, povo e língua de que nos orgulhamos, um povo resiliente, imaginativo, aberto, hospitaleiro, inclusivo. Somos únicos na nossa singularidade, que nos distingue e destaca de outros destinos e países.

 

Mas o Turismo tem ciclos de expansão e contração, estádios de maturação, concorrência e afirmação de modas, tendências e destinos.

 

Os anos mais recentes em Portugal foram os do ciclo de expansão. Que sinais há no horizonte? Continuaremos a crescer? Como, onde, em que mercados e em que segmentos? Que indicadores temos hoje que nos permitem antecipar o que será o amanhã?

 

O tema central do Congresso é o ponto de partida para os vários painéis nos quais irão participar prestigiados responsáveis políticos e empresários, nomes incontornáveis da hotelaria, nacionais e internacionais.

 

O Congresso abre com o  Get Together, que se realiza no dia 20 de novembro, a partir das 19 horas, no Forte de Santiago da Barra. No dia 21 de novembro, quinta-feira, a abertura será feita pelo presidente da AHP, Raul Martins, e pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.  O primeiro painel “Investimento hoteleiro em Portugal”, irá trazer-nos a visão dos grandes grupos hoteleiros portugueses que irão partilhar as suas experiências e debater se ainda vivemos tempos de oportunidade investimento e quais as vantagens e desvantagens da escala.

 

A tarde do primeiro dia abre com a intervenção de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

 

“Convergência Ibérica. As oportunidades de Portugal em Espanha – Como seduzir Espanha?” é o tema do segundo painel, que terá como oradores, entre outros, Maria de Lurdes Vale, Coordenadora do Turismo de Portugal em Espanha, e Mafalda Bravo, nova country manager do grupo Ávoris em Portugal. As economias portuguesa e a espanhola numa “relação íntima”. Fatores de competitividade das respectivas economias. É possível competir e simultaneamente cooperar? É possível atrair turistas de Espanha também a um nível de maior poder de compra? são temas em debate neste painel.

 

A tarde do primeiro dia abre com a intervenção de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

 

O primeiro painel da tarde traz a debate os “Desafios da comercialização digital”. O que já mudou e o que vai mudar no negócio da Distribuição? Surgem constantemente novos desafios e novas oportunidades para vendermos mais e melhor. Uma análise aos desafios da comercialização digital de pequenas, médias e grandes unidades hoteleiras. Sofia Brandão, Diretora de Operações da AlmaLusa Hotels, é uma das oradoras confirmadas deste painel.

O primeiro dia termina com um debate sobre os desafios da oferta e procura nos principais mercados internacionais no mercado da aviação. O painel “Game Changing: a transformação da Indústria da Aviação e as implicações para Portugal” terá como keynote speaker Gavin Eccles, Consultor e Professor Universitário. Para falar destes desafios, teremos uma companhia de bandeira, uma companhia de voos charters e uma low cost. Francisco Pitta, administrador e Chief Commercial Officer da ANA – Aeroportos de Portugal, fará um Outlook da operação da ANA e quais as expectativas de crescimento para os aeroportos nacionais em 2020.

 

Findo o primeiro dia de trabalhos, a noite termina com um jantar oferecido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

O segundo dia do Congresso abre com a apresentação “An awesome amenity for every type of guest” da PressReader, empresa de tecnologia que detém uma ferramenta que permite aceder aos jornais e revistas de todo o mundo num único lugar e que tem mais de 60 milhões de utilizadores.

 

O primeiro painel deste segundo dia tem como tema “Crescer a Norte”. Em 6 anos, o turismo na região Porto e  Norte cresceu fortemente, bem acima da média nacional. Como se faz a gestão do Turismo na região Norte? Como encaram os empresários o crescimento atual e o potencial? O que falta fazer? Luís Pedro Martins, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, será o keynote speaker que dará o mote para esta mesa redonda. Bernardo D’Eça Leal, Founder & Managing Partner do The Independente Collective, é um dos oradores deste painel.

A AURA REE, empresa de consultoria de tecnologia aplicada ao setor imobiliário e que avalia e assessoria estrategicamente mais de 350 unidades hoteleiras em Portugal, Espanha e Itália, fará a apresentação "Como avaliar e valorizar o meu hotel: a visão de um investidor".

O último painel do 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo terá os olhos postos na autenticidade de Portugal, país genuíno e cheio de “luxos simples”. Será que a simplicidade é o verdadeiro luxo dos ricos? Se assim for, quais as oportunidades que temos no “novo" mercado do luxo? Como devemos ajustar a nossa oferta e a nossa comunicação? Como distribuir e como trabalhar os mercados com maior poder de compra? Rodrigo Machaz, diretor geral da Memmo Hotels, e Pedro Santa Clara, Professor universitário, serão os keynote speakers deste painel: “As oportunidades que temos – a nossa singularidade”.

 Raul Martins, presidente da AHP, fará o encerramento desta edição do Congresso.

 

As inscrições para o Congresso encontram-se abertas, os interessados poderão inscrever-se até 15 de novembro. As segundas inscrições e restantes da mesma entidade têm 25% de desconto. Para saber mais, visite o site do congresso: http://www.congressoahp.pt     

 

 

Sobre a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam mais de 65% do número de quartos da hotelaria nacional.

A AHP é uma instituição centenária que promove um conjunto de serviços indispensáveis às pequenas e médias empresas, centrando a sua ação no negócio e futuro dos seus associados e tornando-a, assim, de maior relevância no espaço associativo.

Foi reconhecida como associação de utilidade pública em outubro de 2013.

 

Sobre o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, reúne anualmente centenas de participantes, hoteleiros e os principais stakeholders do setor. Os Congressos da AHP são uma excelente oportunidade de contacto com os temas mais atuais debatidos pelo setor e uma forma privilegiada de contacto com aqueles que são os responsáveis máximos do negócio da Hotelaria e do Turismo em Portugal e no mundo. Os Congressos da AHP realizam-se, anualmente, em diferentes destinos nacionais. Nos últimos 5 anos o Congresso realizou-se em Lisboa (2018); Região Centro (2017, Coimbra); nos Açores (2016, Ponta Delgada); no Alentejo (2015, Évora); no Norte (2014, Braga).

 

Para mais informações:

AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

Gabinete de Comunicação
Ana Rita Bentes
Tel: 213 512 360
Tlm: 937 432 128
Email: ana.bentes@hoteis-portugal.pt

 

 

Voltar