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DESTINOS INSULARES SÃO OS MAIS (AÇORES) E MENOS (MADEIRA) OTIMISTAS PARA O PERÍODO DA PÁSCOA

A AHP - Associação da Hotelaria de Portugal divulgou hoje as perspetivas para o período da Páscoa e um balanço do Carnaval. Os resultados agora divulgados têm por base um inquérito realizado junto dos seus associados, entre 19 e 31 de março.

BALANÇO | CARNAVAL 2019

Os resultados indicam que, no período de Carnaval, 58% das unidades hoteleiras inquiridas registaram uma igual (24%) ou pior (34%) taxa de ocupação e 38% melhor, face ao mesmo período de 2018. O ARR foi superior para 41% dos inquiridos, acompanhado pelo RevPAR que foi melhor para 40%. 63% dos inquiridos indicaram que a estada média foi idêntica ao ano anterior.

Quanto a mercados, Portugal, Espanha, Brasil e Reino Unido foram apontados como os principais mercados. Apesar da melhor evolução do mercado francês para 53% dos inquiridos, destaca-se que o Brasil destronou França do 3º lugar como mercado emissor.

PERSPETIVAS | PÁSCOA 2019

PERÍODO DAS FÉRIAS ESCOLARES

Em relação às expectativas para a Páscoa, a AHP analisou tanto o período global das férias escolares como o fim-de-semana. Para o período das férias escolares, de 8 a 22 de abril, 45% dos hoteleiros inquiridos indicaram que neste período a taxa de ocupação será igual à Páscoa de 2018. No entanto, o ARR e o RevPar serão superiores para 57% e 60%, respetivamente. As receitas totais e de alojamento serão melhores para 61% dos inquiridos.

A nível nacional, a região claramente mais otimista relativamente à TO e ARR é os Açores, onde 80% dos inquiridos apontaram que será melhor nos dois indicadores, enquanto a menos otimista é a Madeira, onde apenas 17% e 25%, respetivamente, indicaram que será melhor. Na TO, a segunda região mais otimista é o Centro, onde será melhor para 51% dos hoteleiros. Quanto ao RevPar, os mais otimistas são o Norte e os Açores, onde 78% e 70% dos hoteleiros responderam que será melhor que o mesmo período do ano anterior, também aqui a Madeira é o menos otimista.

A estada média será igual ao ano anterior em todas as NUTS.

Quanto a mercados emissores, desde 2015 - quando foi introduzida a pergunta no inquérito - Portugal, para 84% dos inquiridos, e Espanha, para 67% dos inquiridos, são os principais mercados emissores durante este período, com um peso de 23% e 21%, respetivamente.

Quando analisamos os mercados por regiões, para o Norte os principais mercados são Portugal, Espanha e França; no Centro, Portugal e Espanha são novamente apontados como os principais, seguidos do Brasil; em Lisboa, os três principais mercado são Espanha, Portugal e França; no Alentejo, Portugal, Espanha e Reino Unido são apontados como sendo os três principais mercados; Reino Unido, Portugal e Espanha são os principais mercados para o Algarve; na Madeira, os hoteleiros apontam a Alemanha, Reino Unido e Portugal como sendo os principais mercados para este período; Portugal e Estados Unidos da América são apontados como os principais mercados para os Açores.

FIM-DE-SEMANA DA PÁSCOA

Também para o fim-de-semana da Páscoa, de 18 a 21 de abril, as expectativas são mais otimistas em todos os indicadores.

À semelhança do período de férias escolares, também no fim-de-semana da Páscoa Açores e Centro são as regiões mais otimistas na Taxa de Ocupação, sendo a Madeira a menos otimista. O mesmo acontece com o ARR e o RevPAR, onde as regiões mais otimistas são os Açores e o Norte. À exceção da Madeira, todas as NUTS II indicam que este fim-de-semana será melhor do que o período homólogo do ano anterior em todos os indicadores, exceto TO e Estada Média.

Glossário
ARR: Preço médio por quarto ocupado
RevPAR: Preço médio por quarto disponível
TO: Taxa de ocupação quarto

Ficha técnica - Inquérito aos associados AHP

Inquérito realizado entre 19 e 31 de março junto dos empreendimentos turísticos associados da AHP. Das respostas obtidas, 77% pertencem a Hotéis, 6% a Hotéis Apartamentos, 10% a pousadas, 1% a Aldeamentos Turísticos, 1% a Apartamentos Turísticos e 5% a Outros.
Amostra – 38%

Sobre a AHP

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam cerca de 65% do número de quartos da hotelaria nacional. A AHP é uma instituição centenária que promove um conjunto de serviços indispensáveis às pequenas e médias empresas, centrando a sua ação no negócio e futuro dos seus associados e tornando-a, assim, de maior relevância no espaço associativo. Foi reconhecida como associação de utilidade pública em outubro de 2013.

AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

Gabinete de Comunicação
Ana Rita Bentes
Tel: 213 512 360 | Tlm: 937 432 128
Email: ana.bentes@hoteis-portugal.pt

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