MENU

LOGIN

Balanço & Perspetivas: Hotéis fazem balanço positivo de 2016

A AHP - Associação da Hotelaria de Portugal questionou os associados sobre as expectativas de balanço de 2016 e o que esperam de 2017, como habitualmente via inquérito inserido na série “Balanço & Perspetivas”.

80% dos inquiridos consideram que irão fechar o ano com uma melhor taxa de ocupação face a 2015 e 85% afirmam esperar melhor preço médio por quarto vendido.

Recorde-se que em 2015, a hotelaria nacional registou uma taxa de ocupação de 65,23%, mais 2,52 p.p. face a 2014 e quase foi alcançado o valor histórico de referência 2007, ou seja, 67%.

 

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, adianta: “Entre janeiro e setembro, temos assistido a um crescimento sustentado de todos os indicadores da operação dos hotéis, pelo que o que se projeta é que o ano de 2016 se revele efetivamente o melhor ano de sempre desde que há registos do Hotel Monitor. Este será o ano em que finalmente se ultrapassam os valores da taxa de ocupação de 2007”.

As regiões mais otimistas em relação à taxa de ocupação são os Açores, Madeira e Algarve. No que respeita ao preço médio por quarto vendido destacam-se a Madeira (com 100% de respostas positivas), seguida do Norte e Centro. 

Os hoteleiros indicam também que os melhores meses de 2016 foram setembro, agosto e julho, dados idênticos aos dos inquéritos realizados nos últimos dois anos. Nos piores três meses destacam-se janeiro, fevereiro, março e dezembro.

 

Mercado interno lidera o ranking

Quando questionados sobre os principais mercados da sua unidade hoteleira, os hoteleiros indicam em primeiro lugar Portugal (para 19% dos inquiridos), Espanha (para 16%) e França (para 15%).

Em termos de evolução, os hoteleiros indicam que França registou uma melhoria da performance, seguida do mercado interno e Espanha.

No que respeita a segmentos, o “touring/cultural” e os “city breaks” destacaram-se em 2016, seguindo-se o “sol e mar” e o “MICE”.

Os segmentos com pior performance continuam a ser o “turismo religioso” e o “golfe” (18%), ambos com fortes quebras face a 2015.

 

Natal e Réveillon |Encerramentos

De acordo com o inquérito realizado pela AHP, a maioria dos hoteleiros prevê uma melhor taxa de ocupação, melhor RevPar e melhor preço médio por quarto ocupado para o período de Natal e passagem de ano.

As regiões Centro, Açores, Alentejo e Lisboa são as regiões que preveem uma melhor taxa de ocupação quarto mas as previsões de melhor preço médio por quarto ocupado são da Madeira, Norte e Lisboa.

Portugal mantém-se como principal mercado na taxa de ocupação (para 29% dos inquiridos), seguido de Espanha e França.

Quando questionados serão encerrar no período de inverno, 84% responde que não e dos que responderam que sim, 57% irá encerrar entre 1 a 3 meses e 33% irá encerrar um mês. De registar que a maioria dos inquiridos aponta como fundamento para o encerramento “obras/manutenção da unidade” (60%) e 27% para “descanso”.

Voltar