Prémios Líderes do Turismo | Estes são os nomeados na categoria de Sustainable Project
Os “Prémios Líderes do Turismo” vão eleger as empresas que se destacam nas categorias Luxury Hotel, Leisure Hotel, Resort Hotel, Hotel Brand, Travel Brand, Sustainable Project, Technology Company, Creative Brand e Tourism Event.
A eleição decorre da votação dos subscritores da newsletter do TNews e de um júri constituído por profissionais das áreas de Comunicação, Marketing e Eventos; Inovação e Investimento; Formação e Recursos Humanos.
Eis os candidatos à categoria de Sustainable Project. Pode votar no seu favorito aqui até 10 de maio.
Corinthia Lisbon
“A agenda 20-20-20 da UE trouxe desafios reais para a indústria hoteleira, e nós aceitamos esses desafios com a implementação de projetos inovadores no hotel. Em 2007, começamos a desenvolver o nosso Projeto de Eficiência Energética e, posteriormente, convidamos um grande player da indústria de energia em Portugal – Galp Soluções de Energia e o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) – e juntos desenvolvemos soluções de engenharia sob medida com equipamentos de última geração oferecendo altos níveis de desempenho em eficiência energética e ao mesmo tempo sendo capazes de produzir energia autonomamente. Este projeto resultou em melhorias dramáticas em várias áreas do hotel, incluindo iluminação com uma grande reconversão de luminárias em Portugal utilizando a nova tecnologia LED, reconversão de áreas técnicas como reservatórios de água, caldeiras e equipamentos de lavanderia, não apenas em desempenho de eficiência, mas também em qualidade. Este projeto combina o nosso compromisso de reduzir a nossa pegada de CO2 com o nosso objetivo de alcançar eficiência energética. Durante o primeiro semestre de 2013, o Corinthia Lisbon reduziu 25% do seu consumo de energia, o que corresponde a 600.000 kWh e 290 toneladas de CO2.
Key message do projeto:
Redução de 32% do nosso consumo de energia.
Média de redução de 956.286 kg de CO2 na nossa Pegada de Carbono por ano desde 2013.
Primeiro hotel em Portugal a ter estações de carregamento para veículos elétricos”.
Highgate Portugal
“Desde a sua entrada em Portugal, e com base na sua ação de 30 anos no mercado americano, a Highgate Portugal assume-se como um grupo hoteleiro em que a sustentabilidade aparece em primeiro plano.
Já distinguida com certificação Biosphere em todas as suas unidades, parceira do projeto Aqua+ da ADENE é hoje em dia membro da BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, o único operador hoteleiro neste exclusivo grupo composto pelas maiores empresas nacionais.
Com vários exemplos de vanguarda na sustentabilidade destaca-se o Campo de Golfe dos Salgados que há 20 anos que é um dos dois campos de golfe nacionais 100% auto sustentáveis em termos de rega já que são regados com águas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).”
Museu do Pão
“Cada vez mais o conceito de sustentabilidade extravasa as fronteiras da ecologia e abraça conceitos como a sustentabilidade social e económica (que, de resto, fomentam também uma menor pegada ecológica). No fundo, o regresso à economia de proximidade, das pessoas, do feito à mão. O pagamento de um valor justo pelos trabalhos que já poucos querem ou sabem fazer, para que os novos se apaixonem por ele e o queiram continuar”.
O Museu do Pão, que desde 2002 prossegue obsessivamente este princípio de sustentabilidade económica e social, abriu em 2023 um novo espaço dedicado à rainha da sua região, a ovelha serra da estrela e as suas três economias: leite, lã e carne de borrego. O novo Centro Interpretativo da Ovelha Serra da Estrela tem um só propósito – demonstrar a exequibilidade de um conceito económico que coloca o ser humano no seu epicentro e devolve as condições para a fixação de populações em territórios de baixa densidade, que sob um modelo económico sustentável renascem das cinzas para demonstrar que ser pastor de ovelhas pode afinal ser uma profissão mais interessante do que quase todas as que existem numa grande cidade.
Na categoria Arte e Cultura do Estudo Repscore 2024, Museu do Pão é o 1º museu referenciado e figurou no top 5 das marcas mais relevantes no mesmo estudo/categoria em 2023, tendo sido a marca com maior crescimento no primeiro semestre de 2022”.
Portugal Green Travel
“A Portugal Green Travel candidata-se à categoria de “SUSTAINABLE PROJECT” nos Prémios Líderes do Turismo 2024 porque reconhecemos a importância crítica da sustentabilidade no turismo. Como líderes no setor de turismo sustentável em Portugal, acreditamos firmemente que as nossas iniciativas e práticas exemplares merecem reconhecimento. Desde a nossa fundação, em 2019, temos sido pioneiros na promoção de práticas ambientalmente responsáveis, no apoio ativo às comunidades locais e na criação de experiências autênticas que respeitam a cultura e a natureza de Portugal. Através dos nossos programas e atividades, procuramos não apenas oferecer viagens memoráveis, mas também deixar um impacto positivo duradouro. Estamos comprometidos em liderar pelo exemplo, inspirar mudanças e moldar um futuro mais sustentável para o turismo. Ao concorrer nesta categoria, esperamos destacar ainda mais o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e inspirar outros a seguirem este desígnio fundamental.”
Programa HOSPES by AHP
“Programa de Desenvolvimento Sustentável desenvolvido pela AHP, desde 2013. Tem por base uma rede colaborativa dinamizada pela Associação junto dos hotéis seus associados, num modelo de economia circular, que tem como objetivo orientar a vocação e empenho de cada um dos Hotéis para uma causa comum: promover a sustentabilidade da hotelaria e do turismo agindo sobre três vetores: social, económico e ambiental.
O Programa assenta em 2 pilares: Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental.
Responsabilidade Social: consiste na reintrodução na economia social de bens e equipamentos dos Hotéis, em bom estado de conservação; no Emprego Inclusivo e no Voluntariado, através de parcerias com o setor social, entre mais de 160 IPSS. Para além da doação dos bens, a AHP tem vindo a trabalhar com as IPSS e com as unidades hoteleiras em outros temas, nomeadamente voluntariado empresarial e emprego inclusivo.
Sustentabilidade Ambiental: apoiado nos princípios da reutilização, redução e reaproveitamento, fomenta as boas práticas na recolha, tratamento e reciclagem dos resíduos da Hotelaria. No âmbito de várias parcerias foram recolhidas e transformadas toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos; óleos alimentares usados; papel; cartão e têxteis em fim de vida.
As unidades hoteleiras portuguesas reintroduziram, desde 2013, na economia circular mais de 254 mil bens”.
The Leaf Boutique Hotel Lisbon
“Justifico a candidatura do The Leaf Boutique Hotel Lisbon, onde desde o dia 17 de julho de 2020, foi implementado diversas políticas sustentáveis, cujo slogan é “Leaf the Plastic Behind”, um trocadilho para ‘deixem o plástico para trás’.
Possuímos uma parceria com o programa Check Out For Nature, que apoia a atividade da ANP|WWF (Associação Natureza de Portugal|World Wide Fund For Nature) — sendo a WWF a maior organização global independente de conservação da Natureza, convidamos o cliente a contribuir para a preservação da natureza através de uma doação de 1€ por estadia para este programa.
O nosso Pequeno Almoço não é buffet de forma a reduzir o desperdício alimentar, o que diariamente é colocado em prática a 100%. A chave do quarto é feita de bambu para combinar com o ambiente em redor — e às boas práticas, associadas a toda uma política que envolve várias medidas, como redução de desperdício de água e energia e adoção de práticas de reciclagem. Paralelamente existem, sensibilização e educação ambiental para funcionários e hóspedes de forma a estarem envolvidos neste projeto sustentável. “Leaf the Plastic Behind”.
in TNews