E os vencedores do Prémio Inovação em Prevenção são…
Já são conhecidos os distinguidos na segunda edição desta iniciativa que premeia os projetos mais inovadores na gestão de risco das PME nas categorias de Ambiente, Património e Pessoas
Houve mais de uma centena de projetos a concorrer à segunda edição do Prémio Inovação em Prevenção, uma iniciativa da Ageas Seguros e da EXAME que pretende distinguir as melhores práticas na área de gestão de risco das PME portuguesas. O grande vencedor foi o Grupo Socem, que conseguiu também a distinção na categoria de Ambiente. A empresa de Leiria, que fabrica moldes metálicos, foi distinguida devido ao projeto Living greener, que pretende alimentar a produção com fontes de energia renováveis e usar veículos elétricos.
Luís Febra, diretor-geral da empresa, deixou uma mensagem a todos os empresários na cerimónia da entrega de prémios que decorreu esta quinta-feira. O responsável do Grupo Socem considerou que “vale a pena ter preocupações de sustentabilidade a apostar no salário emocional e nas pessoas”. Tendo em conta a qualidade dos projetos finalistas na categoria de Ambiente, o júri do prémio decidiu também atribuir uma menção honrosa à empresa têxtil Francisco Vaz da Costa Marques Filhos & Cª S.A.
Na categoria de Pessoas, o prémio foi entregue à As – Empresa Das Águas De Santarém. A empresa tem em curso o projeto “Primeiro as Pessoas” que ajudou a diminuir o absentismo e a evitar acidentes de trabalho durante o ano de 2021, como explicou Ramiro Matos, o presidente da Águas de Santarém. Neste segmento, houve também espaço para uma menção honrosa ao Grupo Your – Serviços de Apoio à Gestão, devido ao projeto da empresa “Do You Know Your People”, que pretende aproximar e criar uma relação mais personalizada entre os colaboradores.
Já no Património, a premiada foi a Gum Chemical Solutions. A empresa de Cantanhede de fabricação de produtos resinosos foi distinguida devido à necessidade de investimento em instalações mais resistentes a incêndios.
O júri do Prémio Inovação em Prevenção foi composto por membros de entidades parceiras: José Gomes e Gustavo Barreto da Ageas Seguros; Tiago Freire e Margarida Vaqueiro Lopes, da revista EXAME; Pedro Matias, da ISQ; Rui Leão Martinho, antigo bastonário da Ordem dos Economistas e Camilo Lourenço. Na composição do júri estiveram ainda membros de entidades externas: António Saraiva, da CIP; Cristina Siza Vieira, da AHP; Henrique Figueiredo, da Compete 2020; Luís Castro Henriques, da AICEP e Nuno Gonçalves do IAPMEI.
in Exame