Hotelaria prevê ocupação de 82% para o Réveillon. Preço médio por noite em Lisboa é de 218 euros
Os dados têm por base um inquérito realizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que aponta os clientes espanhóis, franceses e britânicos como aqueles que dão preferência a Portugal na hora de celebrar a entrada no novo ano.
O sector da hotelaria portuguesa estima que a taxa de ocupação para a passagem de ano chegue aos 82%, sendo que atualmente está fixada nos 61%. Esta é uma das conclusões apresentadas por um inquérito realizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e que foi divulgado esta quinta-feira, 15 de dezembro.
O inquérito feito entre os dias 2 e 12 de dezembro, indica que o valor médio de um quarto de hotel por noite é de 167 euros, sendo que em Lisboa o preço sobe para os 218 euros, com a Região Autónoma dos Açores a registar o valor mais baixo (100 euros).
No total, 56% dos inquiridos revelaram que os valores para o Réveillon deste ano são mais elevados do que os verificados em 2019.
Além dos portugueses (86%), os clientes espanhóis (44%), franceses e britânicos (ambos com 31%), são aqueles que dão preferência a Portugal na hora de celebrar a entrada no novo ano.
Em relação ao Natal, a taxa de ocupação atual é de 42%, mas a associação acredita que pode chegar até aos 59%. O preço médio nacional é de 120 euros, sendo que em Lisboa atinge os 166 euros, com a Região Autónoma dos Açores a ter o preço mais baixo (84 euros).
Também na quadra natalícia os portugueses (86%) dominam no principal mercado, seguidos de novo por Espanha (45%), França (32%) e o Reino Unido (31%).
in Jornal Económico, por Rodolfo Alexandre Reis