MENU

LOGIN

EDIÇÃO DE LUXO NOS 30 ANOS DO CONGRESSO DA AHP - ASSOCIAÇÃO DA HOTELARIA DE PORTUGAL

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo comemora, em 2018, a sua 30ª edição. Este ano, o maior evento nacional de Hotelaria e Turismo realiza-se nos dias 15 e 16 de novembro, no Pavilhão Carlos Lopes – Lisboa e conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, que presidirá à Sessão de Abertura.  

 

“Turismo: Que Futuro Queremos?”

O posicionamento de Portugal; as oportunidades e tensões que atravessam os vários destinos de Portugal, do interior ao Algarve passando pelas áreas metropolitanas; a disrupção digital e a conectividade humana; as novas tendências no luxo, no design, no alojamento, na restauração; a par do ótimo momento que estamos a viver, colocam-nos perante uma reflexão necessária: afinal, que futuro queremos para o Turismo português?

 

O tema central do Congresso é o ponto de partida para os vários painéis nos quais irão participar prestigiados responsáveis políticos e empresários, nomes incontornáveis da hotelaria e restauração, nacionais e internacionais.

 

Na apresentação do 30º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, o presidente da AHP, Raul Martins, destacou: “este Congresso é fundamental para toda a indústria - fundamental para empresários, mas também para os profissionais; para parceiros; para a fileira do ensino; para decisores e agentes da Administração Pública; para a Banca e para as novas tecnologias. E é inspirador quer para os que já operam no mercado, quer para os que nele querem entrar, estejam mais virados para a hotelaria tradicional ou estejam à procura de novos conceitos”.

“Cremos, sem qualquer dúvida, que se trata de uma oportunidade única de ouvir vários grandes oradores, concentrando em 2 dias e em Lisboa uma experiência de nível internacional. Um privilégio a que raramente se assiste na nossa indústria e que só o Congresso da AHP consegue proporcionar”, concluiu o responsável da AHP.

O Congresso terá, pela primeira vez, dois dias completos divididos por sete painéis. Dia 15 de novembro, quinta-feira, esta edição abre com o painel “O Futuro do Turismo em Portugal”, moderado por Marta Rangel, jornalista, que irá, no ano em que se comemora os 10 anos do Turismo de Portugal, (re)visitar de forma realista o sucesso do turismo nacional e debater qual a capacidade de resposta que Portugal terá para os desafios futuros. Este painel tem como intervenientes o atual e anteriores presidentes do Turismo de Portugal.

Rosário Lira, Subdiretora de Informação da RTP, é a moderadora do segundo painel da manhã que irá debater as oportunidades e desafios do interior de Portugal, quais as especificidades de cada destino e o que devemos ter em conta quando criamos um produto/destino turístico. Este painel terá como oradores João Paulo Catarino, Coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; Isabel Dias Costa, coproprietária da Casa das Penhas Douradas e da Pousada de São Lourenço e da Burel Factory; Alfredo Vasconcelos, organizador do Boom Festival; e Ricardo Araújo, diretor da OutSystems e responsável do Pólo de Proença-a-Nova.

 

A tarde do primeiro dia abre com Vitor Costa, presidente da Entidade Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa.

 

“Tensões, Conflitos e Oportunidades na Áreas Metropolitanas” é o tema do terceiro painel, moderado por Filipe Santos Costa, jornalista do Expresso, e que terá a participação dos presidentes das Câmaras das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A capacidade de carga; o tratamento dos resíduos e a segurança; turisficação vs. gentrificação das cidades; a mobilidade nas áreas metropolitanas e a criação de novas centralidades; o papel da aviação nas acessibilidades e as cidades como Hub de um destino turístico são os assuntos em debate neste painel.

 

O último painel do primeiro dia traz-nos o lado “S” [Social] da Hotelaria com “Hospitality with a Twist!”, que terá como moderador Bernardo D’Eça Leal, Founder e Managing Partner do The Independente Collective. Neste final de tarde, um ilustre painel de experientes empresários nacionais e estrangeiros vai procurar responder às questões do momento: Curadoria vs. Pronto-a-Vestir? Como ser diferente?; Os desafios da promoção e da distribuição nos hostels; Co-living e Co-working: uma oportunidade para novos modelos de Turismo e novas formas de alojamento para turistas residentes. Porque todos os turistas são residentes, mas alguns são mais residentes do que outros; A Hostel is not a Hotel. A Hotel is not a Hostel. Será assim tão verdade? O que podemos aprender uns com os outros?

 

Findo o primeiro dia de trabalhos, a noite termina com o jantar comemorativo dos 30 anos do Congresso oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa e onde intervém Fernando Medina, e o espetáculo de Miguel Araújo, nome incontornável do nosso panorama musical e autor de alguns dos maiores sucessos atuais da música portuguesa.

 

O segundo dia do Congresso será aberto por Francisco Calheiros, presidente da CTP.

 

Segue-se uma apresentação de case studies de tecnologia aplicados à hotelaria, para que ao hóspede seja dado um “warm welcome”, sob o tópico “Da Disrupção Digital à Conexão Humana”.

O primeiro painel da manhã será sobre “Os Desafios do Algarve”, moderado por Cristina Siza Vieira, da AHP, e João Soares, Diretor Geral do Dom José Beach do Hotel e representante da AHP no Algarve. Como devemos olhar para o território; quais os pontos de stress: overcrowd, falta de legislação ou legislação a mais? Que Algarve queremos? Como regenerar o produto Algarve e como o devemos comunicar; os desafios da Tour Operação, do Brexit e das ligações aéreas; e quais as ameaças e oportunidades para este destino serão temas em debate num painel que conta com Chitra Stern, proprietária do Martinhal Family Hotels & Resorts, como Keynote Speaker; João Fernandes, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, e empresários de renome. Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, fará o wrap up deste painel.

 

Logo após o almoço: “Negócios à Mesa”. Restaurante num hotel: uma vantagem ou um problema para o hoteleiro? Operar ou entregar? Prós e Contras. A importância do Conceito e os desafios da requalificação e dos recursos humanos são os temas lançados a uma mesa que terá como intervenientes as nossas “estrelas”.

 

O último painel do 30º Congresso Nacional da Hotelaria terá os olhos postos no futuro, partindo do presente, e irá debater as “Tendências do Turismo: Dois Olhares de Fora”. Do Smart Luxury ao Co-Living; a força das comunidades; O que mudou na arquitetura de um hotel; marcas internacionais: sim, não, talvez?; O que diferencia Portugal? E, por isso, o que devemos manter e o que devemos “mandar fora”? Dois nomes fortíssimos e bem conhecidos de todos os hoteleiros estarão em diálogo.

 

Os painéis da tarde do segundo dia serão moderados por Rodrigo Machaz, Diretor-geral dos Memmo Hotels e membro da comissão organizadora do Congresso.

 

As inscrições para o Congresso encontram-se abertas, os interessados poderão inscrever-se com condições especiais até 9 de outubro. As segundas inscrições e restantes da mesma entidade têm 25% de desconto até ao final do período de inscrições (9 de novembro). Para saber mais, visite o site do congresso: http://www.congressoahp.pt     

 

Sobre a AHP

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam mais de 65% do número de quartos da hotelaria nacional.

A AHP é uma instituição centenária que promove um conjunto de serviços indispensáveis às pequenas e médias empresas, centrando a sua ação no negócio e futuro dos seus associados e tornando-a, assim, de maior relevância no espaço associativo.

Foi reconhecida como associação de utilidade pública em outubro de 2013.

 

 

Sobre o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, reúne anualmente cerca de 450 participantes, juntamente com os principais stakeholders do setor. Os Congressos da AHP são uma excelente oportunidade de contacto com os temas mais atuais debatidos pelo setor e uma forma privilegiada de contacto com aqueles que são os responsáveis máximos do negócio da Hotelaria e do Turismo em Portugal e no mundo. Os Congressos da AHP realizam-se, anualmente, em diferentes destinos nacionais. Nos últimos 5 anos o Congresso realizou-se na Região Centro (2017, Coimbra); nos Açores (2016, Ponta Delgada); no Alentejo (2015, Évora); no Norte (2014, Braga); e no Algarve (2013, Albufeira).

 

 

Para mais informações, por favor contacte:

AHP – Associação da Hotelaria de Portugal
Gabinete de Comunicação

Ana Rita Bentes
Tel: 213 512 360
Tlm: 937 432 128
Email: ana.bentes@hoteis-portugal.pt

Voltar