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INQUÉRITO AHP “VERÃO 2018” | HOTELEIROS INDICAM QUE A TAXA DE OCUPAÇÃO SERÁ IDÊNTICA AO ANO ANTERIOR, MAS ARR E REVPAR SERÃO MELHORES

Hoteleiros da Madeira e Algarve perspetivam uma quebra do mercado inglês para este verão

 

OVERVIEW

De acordo com o inquérito realizado pela AHP - Associação da Hotelaria de Portugal sobre as “Perspetivas Verão 2018” – no qual foram analisadas as reservas já efetuadas na hotelaria nacional para o período de julho a setembro – os hoteleiros nacionais indicam que a Taxa de Ocupação e a Estada Média irão ser idênticas, no entanto perspetivam um melhor ARR e RevPAR.

Do total nacional, 45% dos hoteleiros consideram que a taxa de ocupação será igual à do ano passado. Ainda assim, os inquiridos do Norte, Centro e Açores consideram que a taxa de ocupação será melhor do que no verão do ano passado. Para 79% dos inquiridos em Lisboa, 78% nos Açores e 77% no Algarve a taxa de ocupação vai ser superior a 80%.

No que respeita ao ARR – Preço Médio por quarto ocupado e RevPAR - preço médio por quarto disponível, as perspetivas são superiores ao ano anterior. Do total, 72% e 71% dos hoteleiros estimam que o ARR e o RevPAR, respetivamente, sejam melhores ou muito melhores do que no verão de 2017. No ARR, Lisboa e a Região Norte são as regiões que perspetivam um melhor preço médio por quarto ocupado.

no RevPAR, 84% dos hoteleiros de Lisboa indicam que será melhor ou muito melhor que em igual período do ano anterior.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, comenta: “Para este ano não há grandes surpresas, os hoteleiros estão relativamente menos otimistas em termos de crescimento da ocupação, mas porque as taxas de ocupação são já tradicionalmente elevadas nesta época do ano (o ano passado fechámos o verão com uma TO de 86%). Perspetiva-se também, à semelhança do inquérito de 2017, que o ARR e o RevPAR sejam melhores do que no ano anterior, o que aliás tem acompanhado o crescimento que se tem verificado nestes indicadores desde o início de 2018.

Quanto ao indicador “estada média” nada de novo também relativamente ao inquérito de 2017: 76% dos hoteleiros nacionais estimam que será igual à do ano anterior. Do total dos inquiridos, 45% esperam uma estada média entre 1 a 3 dias e 37% entre 3 a 5 dias. A maior duração das estadas - 5 a 10 dias - é esperada no Algarve e na Madeira (65% dos inquiridos), sendo que 67% dos inquiridos dos Açores prevê uma estada média de 3 a 5 dias.

Em termos de quota de mercado, os hoteleiros apontam o mercado interno (18%), Espanha e França (15%) como sendo os principais para a época estival. De destacar a melhor performance do mercado francês e brasileiro, com 45% e 44% dos hoteleiros, respetivamente, a indicarem que a evolução destes mercados será melhor ou muito melhor que no verão do ano anterior.

Analisando por regiões, no Alentejo assistimos a uma estabilidade de todos os mercados, com Espanha, Brasil, Portugal e França a posicionarem-se com uma melhor performance do que no ano anterior. O Reino Unido, este ano, cai para 32% dos inquiridos da Região do Algarve, no entanto mantém-se como principal mercado com uma quota de 22%. Na região Centro, os principais mercados serão Portugal (22%), Espanha (18%) e França (14%). No Norte, os hoteleiros apontam como primeiro mercado Portugal (20%), seguido de Espanha (18%) e França (16%). Nos Açores, os principais mercados serão, à semelhança do ano anterior, Portugal e Alemanha (22%), de destacar também a melhor performance dos Estados Unidos, Itália e Alemanha e a quebra do mercado inglês para 33% dos inquiridos. Para a região de Lisboa, de assinalar o crescimento em termos de performance dos mercados americano, francês e brasileiro e os mercados com maior quota serão França (17%) Espanha (15%) e Portugal (14%). Os hoteleiros da Madeira indicam como principal mercado o Reino Unido (19%), seguido de Alemanha e Portugal, no entanto 59% e 53% dos inquiridos revelam que o mercado inglês e alemão vão ter uma pior performance.

Temos acompanhado o mercado inglês com particular atenção por várias razões, entre elas: o facto de ser um mercado que em termos de dimensão é o nosso 1º mercado emissor, com uma quota de 22,3%, mais ainda no Algarve e na Madeira, onde representa 40,3% e 28,4%, respetivamente, da quota de mercado; o impacto ainda a estimar do Brexit, particularmente na vertente de desvalorização da libra mas não só; a recuperação de destinos concorrentes de Sol e Praia; e a falência de algumas companhias aéreas revestem preocupação. Aliás, neste inquérito, os hoteleiros já perspetivam que haja uma quebra significativa deste mercado, na Madeira e Algarve. Também na Madeira, a quebra do mercado alemão, provocada igualmente pela falência de algumas companhias aéreas, não é surpresa. Também na Madeira, a quebra de 3,8% das dormidas do mercado alemão desde o início do ano (mercado que representa 30,9% da quota) provocada pela falência da Monarch, da Air Berlin e da Niki justifica preocupação”, conclui Cristina Siza Vieira.

Ficha Técnica BALANÇO & PERSPETIVAS

A AHP realizou este inquérito a nível nacional, entre os dias 29 de maio a 21 de junho, com base nas reservas e pré-reservas efetuadas junto dos hotéis associados. A amostra é de 40%.

Das respostas obtidas, 84% pertencem a Hotéis, 7% a Hotéis Apartamentos, 1% a Pousadas, 3% a Aldeamentos Turísticos, 1% a Apartamentos Turísticos, 2% a Turismo no espaço rural e 3% a alojamento local.

Glossário

ARR: preço médio por quarto ocupado
RevPAR: preço médio por quarto disponível
TO: taxa de ocupação quarto

Sobre a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam mais de 60% do número de quartos da hotelaria nacional.  

A AHP é uma instituição centenária que promove um conjunto de serviços indispensáveis às pequenas e médias empresas, centrando a sua ação no negócio e futuro dos seus associados e tornando-a, assim, de maior relevância no espaço associativo. Foi reconhecida como associação de utilidade pública em outubro de 2013. 

 

Sobre os AHP Tourism Monitor

Os Tourism Monitors, desenvolvidos pela AHP desde 2004, consistem numa ferramenta que permite recolher os dados relativos à operação hoteleira, tratando-os em termos de destinos turísticos e categorias, e concretizando-os em informações estatísticas e económicas. Constituem uma importante ferramenta de apoio à gestão hoteleira, fornecendo em simultâneo uma informação rigorosa sobre a performance e a evolução da indústria hoteleira em Portugal.

O Hotel Monitor, um dos vários monitores que integram os Tourism Monitors da AHP, recolhe a informação referente apenas aos hotéis (que representam 61% do total dos empreendimentos turísticos em Portugal e 67% dos quartos), enquanto os dados fornecidos pelo INE e pelo Turismo de Portugal se referem à totalidade da oferta de alojamento turístico.

Para informações adicionais, por favor contacte:
AHP – Gabinete de Estudos e Estatísticas

Tel: 213 512 360

AHP – Associação da Hotelaria de Portugal
Gabinete de Comunicação

Ana Rita Bentes
Tel: 213 512 360 | Tlm: 937 432 128
E-mail: ana.bentes@hoteis-portugal.pt

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