MENU

LOGIN

Mensagem do Presidente

PREPARAR O FUTURO

Ano após ano, o Turismo tem vindo a superar-se, a dar provas da sua energia e vitalidade, ao ponto de ser hoje um robusto motor da economia nacional. A esse fulgor respondem os empresários, em especial os da hotelaria, com um investimento direto de mais de 16 mil milhões de euros e um total de 235 mil camas. Ao nível da faturação, dados do INE de 2015, apontam para proveitos diretos na ordem dos 2,5 mil milhões de euros.

Também ao nível do emprego os números impressionam: a hotelaria é responsável por cerca de 60 mil empregos diretos e 160 mil indiretos. No entanto, uma análise mais fina dos indicadores da rentabilidade da hotelaria leva-nos a conclusões diferentes. As empresas, entre 2009 e 2013, tiveram anos de quebra, quer na taxa de ocupação, quer no preço, reduzindo os seus resultados ou mesmo registando prejuízos, verificando-se que só em 2015 atingiram o RevPar de 2007. No mesmo período aumentaram os custos de exploração, bem como os financeiros o que ainda agravou mais a autonomia financeira das empresas e que só agora começam a recuperar. A AHP tem um trabalho hercúleo pela frente, afirmando-se mês após mês como “A” associação do setor da hotelaria, representando já mais de 60% da oferta instalada. Estou certo que 2017 será novamente um ano de recordes ao nível do Turismo.

Mais importante ainda é que se aproveitem estes anos bons para preparar o futuro, ganhando força para um correto posicionamento no mercado e para enfrentar novos desafios que as mudanças no mundo e na economia digital impõem. A Associação da Hotelaria de Portugal tudo fará para apoiar a hotelaria a preparar-se para esse futuro, sendo o congresso anual da Hotelaria e Turismo a mais importante ação de envolvimento que junta todos os hoteleiros e demais stakeholders para pensar o seu futuro comum. Contamos com o vosso empenho e participação.

 

Raul Martins
Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal